21 de julho de 2017
O quarto de Jacob - Virgínia Woolf



Publicado em 1922, O quarto de Jacob foi o primeiro livro da autora publicado por sua editora a Hogarth Press, sendo esse um marco em sua carreira, visto que esta é a primeira obra com o tão característico estilo de Woolf. 
Não traz exatamente uma "história" como estamos acostumados, pois o protagonista não tem grandes reviravoltas em sua vida e nem é alguém que tem algo diferente em si, ou envolvida em uma grande obra, ou coisa que o valha, ele é apenas um homem comum, nada mais que isso. 
A narrativa acompanha Jacob, esse rapaz inglês de vida medíocre e pacata, bem comum como a vida de todos nós é. Do começo até metade do livro tudo o que sabemos a respeito dele vem de impressões de terceiros, o que eles pensam do rapaz e como interagem com ele. Na vida adulta, passamos a ter acesso a alguns de seus pensamentos referentes a amantes e amores, mas nada muito aprofundado, até porque ele mesmo não dá grande valor a estes. 
Um ponto interessante é que a mãe de Jacob, Betty Flanders, sempre menosprezou esse filho e nunca lhe deu verdadeira atenção, ou mesmo amor. 
O estilo da narrativa é o indireto livre, ou seja, pensamentos e falas de personagens e narrador se mesclam fazendo com que tenhamos uma dimensão muito mais abrangente de tudo o que está acontecendo, mas isso pode ser um pouco confuso para quem não está acostumado. 
Sinceramente, não gostei dessa leitura, porque não vi grande relevância na história e não consegui me identificar com nenhuma das personagens, ou com seus pensamentos. Reconheço a importância desse e de vários dos romances de Woolf, mas não consegui me cativar por esta leitura, então, não posso recomendá-la. 
Se você já leu esse, ou outros romances de Virgínia Woolf, escreva nos comentários o que você achou deles, se gostou ou não, enfim, não gostaria de desistir das narrativas dela... 

7 comentários:

  1. Oiii Andrea tudo bem?
    Eu realmente não conhecia esse livro e fiquei bem interessada, aina mais sendo da Virginia, um nome tão importante na nossa literatura.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Eu já li Rumo ao Farol da autora. A questão na escrita da Virginia é que não dá pra se esperar uma trama com muitas reviravoltas, então para alguns acaba sendo uma leitura mais arrastada. Rumo ao Farol parece ser um pouco semelhante a este da resenha, foca na vida de uma família em uma ilha e suas visitas e o ponto da história são as relações humanas, sem grandes acontecimentos.
    Virginia é uma escrita interessante, mas alguns podem não acostumar ao seu estilo. Porém acho que vale a pena, tente mais uma vez.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. A verdade é que não li nada da Virginia Wolf ainda, apesar da curiosidade a cerca do trabalho dela. Uma pena que esta leitura não te conquistou.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?
    Eu nunca li uma obra da Virgína Wolf e tenho muita curiosidade de conhecer a sua escrita. Porém essao bra não me chaou atenção, não sei se conseguiria seguir até o final com um livro monótono, então ovu deixar a dica passar.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Nunca li nada da Virginia e achei bem interessante a premissa da obra. Estou curiosa para conferir como ela conseguiu desenvolver a trama.
    Confesso que não lembro de ter lido nada que apresentasse tal estilo de narrativa e creio que ficarei um tanto quanto confusa até me habituar a ele se/quando fizer a leitura.
    Adorei saber suas impressões.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  6. Oi, Andrea!
    Essa autora é mesmo muito recomendada por várias pessoas e sua importância na literatura mundial é notável, mas ela não segue um estilo literário que me chame muito a atenção ou mesmo empolgue para ler. Suas impressões sobre esse livro, mesmo ressaltando que foge do usual das histórias mais conhecidas dela, por ter sido seu primeiro, já me fazem perceber que provavelmente não conseguiria me envolver com a leitura também, então é uma leitura que vou deixar passar, e uma pena que você mesma não tenha curtido tanto. Espero que, nesse caso, aos menos os próximos livros da autora te empolguem e cativem mais.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  7. olá, apesar de vc nao ter curtido eu gostaria de fazer essa leitura... tenho certa curiosidade de adentrar mais em sua obra... li pouca coisa dela até hj...
    bjs...

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D