18 de junho de 2017
Infância - Graciliano Ramos


Até agora, li dois romances de Graciliano Ramos e as características mais marcantes destes são a dureza, a ignorância e a falta de sentimentos nas relações humanas, além da constante injustiça. Mas como seria a vida da pessoa que arquitetou essas histórias? Seria ela isenta desses problemas? 
A resposta para ambas as perguntas é respondida no livro Infância, no qual o autor conta-nos, por meio de suas memórias, como foram os primeiros anos de sua vida até sua adolescência e as experiências vividas nesse período. 
O narrador fala de sua infância de uma maneira muito rancorosa e cheia de mágoas. A todo momento ele deixa claro o quanto sofreu e o quanto foi injustiçado em sua meninice por causa da ignorância e falta de amor e carinho dos pais e outras pessoas marcantes. 
A cada capítulo percebemos quais momentos influenciaram Ramos a criar suas personagens e até mesmo seus enredos, algo muito esclarecedor para quem já leu sua obra. 
Com certeza esse livro é imprescindível para os fãs da escrita desse autor, mas, como dito acima, é uma narrativa árida tanto por parte do narrador quanto das demais personagens e pode ser um desafio pra pessoas que, como eu, têm a família como algo sagrado e muito importante e guarda boas recordações da infância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D