20 de maio de 2017
O feiticeiro e a Sombra - Úrsula K. Le Guin



Também no ano passado, fiz uma maratona para assistir a todos os filmes do Studio Ghibli e uma das produções era Contos de Terramar, para escrever a resenha referente a este, precisei pesquisar alguns dados técnicos e descobri que o filme é baseado em uma série de livros, me interessei e decidi que esse ano leria, pelo menos, o primeiro da saga (são seis no total) e é sobre ele que falaremos hoje.
O Feiticeiro e a Sombra narra os primeiros feitos do grande Arquimago Gued, o Gavião. A história é ambientada no arquipélago fictício de Terramar, onde magia, criaturas míticas e seres humanos coexistem, mas não em paz...
Aqui, conjurar magia significa saber o nome "verdadeiro" de todas as coisas e criaturas, logo, ninguém diz seu nome verdadeiro a quem não confia plenamente, pois isso é muito perigoso. Esse ponto da narrativa me fez lembrar um pouco de História sem Fim.
Nosso protagonista, nasce em uma pequena ilha, criado em uma família muito pobre, no entanto, desde pequeno já demonstrava grande poder chamando a atenção de um poderoso arquimago da época.
Na casa do mago, o garoto começa seu treinamento, mas a falta de maturidade e a arrogância o fazem provocar um acidente e então ele decide ir a Ilha dos Feiticeiros, perdendo contato com seu primeiro mestre.
Na escola. Gued se mostra um aluno promissor, porém, mais uma vez, sua arrogância o leva a cometer um erro gravíssimo: ele liberta, no mundo, uma sombra maligna e muito poderosa, e esta passa a persegui-lo a fim de apossar-se de seu corpo e poderes.
O livro vai contar como Gued conseguiu destruir sua sombra e como se tornou mais sábio depois disso, além de todas as aventuras "menores" que viveu ao longo do percurso. 
Não sei muito mais a respeito dessa série, pelo menos em páginas de língua portuguesa não há muita informação, mas isso não importa porque O Feiticeiro e a Sombra é o que podemos considerar de uma história "redonda", caso você sinta necessidade de conhecer os demais feitos da protagonista, pode ler as obras seguintes, se não, como é o meu caso, só essa basta e é um bom entretenimento. 

15 comentários:

  1. Olá tudo bem ?
    Achei bem legal a premissa do livro, magia , criaturas sempre chama minha atenção mais quando vê que são 6 livros meio que fiquei pensando se faria ou não a leitura .
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá,não conhecia a obra e fiquei bem animada e descobrir mais sobre essa história. Adorei que vc tenha nos apresentado. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Hey!

    Não conhecia a obra, a obra pareceu bem interessante, gosto de tudo que envolve magia e de séries com mais de 5 livros, dica anotada.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Achei muito legal o universo criado nesse livro, me parece ser muito envolvente ler essa história, fiquei curiosa, mas não estou podendo começar novas séries agora, e mesmo você dizendo que podemos ou não ler os outros livros, eu me sentiria incomodada se não lesse, por isso anotarei a dica para futuramente.

    ResponderExcluir
  5. Eu li o Feiticeiro de Terramar, e confesso não gostei muito da leitura, foi arrastado e sem emoção, talvez por isso este livro não tenha me interessado.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a obra e nem assisti os filmes do Studio Ghibli que você citou no início. Se tiver oportunidade lerei a esse livro para saber se vou gostar do enredo. Quem sabe eu me interesse e queira acompanhar a série!

    Bjos,
    Cidália.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a obra e nem assisti os filmes do Studio Ghibli que você citou no início. Se tiver oportunidade lerei a esse livro para saber se vou gostar do enredo. Quem sabe eu me interesse e queira acompanhar a série!

    Bjos,
    Cidália.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adoro livros com magias! Esse apresenta ser interessante. Que pena que você não tem minha informação do livro. Anotei a dica. Irei procurar me informa mais. Beijos'

    ResponderExcluir
  9. OOi!
    Nã conhecia esse livro, mas conheço a autora e inclusive tenho muita vontade de ler algum dos seus livros. Amo o gênero e esse livro parece estar repleto de magia. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Não conhecia os filmes, nem o livro rs mas adorei por ser fã de fantasia e essa parece ser cheia dela. Mais que dica anotada. Aliás Ursula é Ursula haha <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Essa série está sendo lançada no Brasil pela Arqueiro se não me engano, e as capas são lindas. Quando minha colaboradora resenhou o livro não sabia que era uma trama tão conhecida e antiga. Gosto desse tipo de leitura, ainda pretendo ler.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Ola. Nao conhecia a obra, mas como fantasia nao me empolga, acabei nao desejando lê-lo.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Oi! Eu tenho uma amiga que é fã de tudo que é do Studio ghibli, com certeza ela conhece contos de terramar ♡ eu nao conhecoa, mas me pareceu bem interessante! Adoro histórias com fantasia ♡ mesmo que seja uma série, fiquei bem curiosa! Parabéns pelo post! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Andrea, O Feiticeiro e a Sombra me lembrou um desenho que vi com meu filho outro dia e é parecido com o que vc descreve. Bom que vc encontrou uma série para acompanhar e eu sou fã de livros que tenham continuação😊

    ResponderExcluir
  15. Olaaa,
    Adoro livros com continuações, gostei bastante da historia, espero quem sabe encaixar na minha lista
    Dica anotada
    Beijos

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D