12 de outubro de 2016
#11 - O conto da princesa Kaguya e As memórias de Marnie

E como o mês de Outubro não é feito apenas de terror, horror, mistério e suspense, hoje, no Dia das Crianças, decidi  conversar com vocês a respeito dos dois últimos filmes produzidos pelo Ghibli. 


Lançado no Brasil apenas no ano passado, O conto da Princesa Kaguya narra a história de um velho cortador de bambu que em um dia comum, fazendo seu trabalho, encontrou uma criança dentro de uma dessas plantas. O homem que era casado há muitos anos, mas não tinha filhos, levou o bebê para casa e ele e a esposa passaram a criá-lo como seu. A criança, uma menina, é chamada pelo casal de "princesa" e pelos amiguinhos de "pequeno bambu". Os anos passam e o velho começa a encontrar, todas as vezes que faz seu trabalho, algumas pepitas de outro na floresta, o que o torna muito rico, por causa desse acontecido ele acredita piamente que a filha é mesmo uma divindade e decide levá-la a capital do país para dar-lhe uma vida condizente com sua estirpe. 
Entretanto, a princesa não queria nada disso e torna-se gradativamente uma pessoa melancólica e infeliz por não poder mais viver livremente como antes. Essa tristeza faz com que a menina deixe de gostar da Terra e após provocar, involuntariamente, uma tragédia, sua situação piora e seus dias na Terra ficam contados... 
O roteiro desse filme foi baseado em um dos contos mais antigos da literatura japonesa e é bem semelhante a este mesmo, mudando apenas alguns poucos detalhes como o amor de Kaguya (a princesa) por um de seus amigos de infância. Com certeza, é uma das obras mais bonitas do estúdio, repleta de simbologias e com aquele já nosso intimo discurso implícito de que o homem só é feliz em meio à natureza. 


Nosso segundo longa, As memórias e Marnie, também traz esse discurso nas entrelinhas, porém é ambientado nos dias atuais e conta a história de Anna, uma menina de mais ou menos doze anos que sofre de asma e, aparentemente, possui uma melancolia profunda. Por causa desses problemas, a tutora da menina a envia para a casa de alguns parentes no interior para passar o verão, acreditando que o ar puro  possa ajudá-la. 
Chegando lá, Anna sente uma estranha nostalgia, mas não entende muito bem por que, principalmente, ao avistar um casarão abandonado há muito anos, que ela jura já ter visto antes, no entanto não tem provas disso. Os dias passam e Anna faz amizade com Marnie, a menina que mora no casarão! Apesar de perceber que a noite o ambiente muda completamente, para, no dia seguinte, tornar-se um local abandonado de novo e saber que ninguém mora ali, a menina se torna amiga de Marnie e não tem medo algum de estar ao lado dela. Essa amizade ajuda a jovem a lidar com seus problemas e a tentar compreender melhor sua vida, contudo quando novos moradores chegam no casarão, Marnie desaparece e Anna precisará desvendar vários mistérios: Quem é Marnie? O  que aconteceu com ela? Onde ela está? Ao encontrar essas respostas, Anna também responderá perguntas que a atormentaram por toda a vida. 
Essa é uma das animações mais lindas que já vi em toda a minha vida! Difícil não chorar ao descobrir o que houve com Marnie e como foi sua vida. Sinceramente, fico triste pela maratona ter acabado! Adorei a maioria dos filmes e aprendi muito com todos eles, Espero que todos possam se encantar com as produções desse estúdio que deixou muita saudade para todo nós. 
Então é isso, queridos! Feliz Dia das Crianças para todos nós! Que, mesmo adultos, ainda nos divertimos e emocionamos com animações! *___*



32 comentários:

  1. Ainda não conhecia nada nacional sobre esse gênero,eu adorei.♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puts! Será que criei uma ambiguidade quando disse que o filme foi lançado no Brasil? Desculpe! O Ghibli era um estúdio de animação japonês. Fiz uma maratona ao longo de quase todo esse ano, se você não conhece os trabalhos desse estúdio, vale muito a pena! São produções belíssimas e muito poéticas.
      Bjss

      Excluir
  2. As Memórias de Marnie... Parece uma linda animação... UM ENCANTO! Não conhecia nenhum dos longas que você apresentou, mas fiquei bem curiosa!

    Bjss
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eles são maravilhosos! São filmes belíssimos! Recomendo muito!
      =)
      Bjss

      Excluir
  3. As memórias de marnie é realmente lindo demais menina, eu assisti ele recentemente e quero assistir de novo ainda e o primeiro ainda não tive oportunidade, mas anotei a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é perfeito! Nossa, que história! Espero que veja O conto da princesa Kaguya também porque é tão lindo quanto!
      Bjss

      Excluir
  4. OI Andreia tudo bem? Não conhecia nenhuma dessas indicações, mas achei todas muito fofas. Amoo animação. Vou registrar, assim que tiver um tempo assisto sim. Beijos
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Faby! Tudo bem sim e você?
      Assista mesmo! Tenho certeza de que vai gostar muito!
      ^^
      Bjss

      Excluir
  5. Olá! Não conhecia esse estúdio, mas fiquei encantada pelas animações que você recomendou! Sou apaixonada por animações, mas acho que nunca assisti nenhuma japonesa. Com certeza vou anotas as dicas!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Priscilla!
      Espero que assista a esses e aos demais filmes!
      Bjss

      Excluir
  6. Eu já tinha ouvido falar destas animações japonesa, mas confesso que não assisti ainda. Ambas parecem ser muito bem feitas e com bonitas mensagens. Caso tenha oportunidade eu prometo ver.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso sim!! Depois fale delas no seu blog! Vou esperar por sua opinião!
      Bjss

      Excluir
  7. OOi!
    Não conhecia a animação! Parece ser um amor!!
    Confesso que raramente animações japonesas chama minha atenção, mas gostei da sua dica. Anotada! :)

    ResponderExcluir
  8. Quero ver essa animação, ao ler seu post lembrei de como faz tempo que não vejo nem leio histórias de amizades e olha que eu gosto, viu?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, e As memórias de Marnie tem muito disso mesmo! É muito lindo, recomendo demais!
      Bjss

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?

    Faz muito tempo que não vejo produções japonesas e suas recomendações me deram saudade <333
    Não conhecia "O conto da Princesa Kaguya", mas gostei muito da capa e, apesar da storyline parecer pacata, foi justamente isso que me conquistou. "As memórias e Marnie" parece muito fofo e emocionante mesmo, o fato de a menina ser melancólica me agradou. Com certeza vou procurar esses dois filmes! :D

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina!
      Tenho certeza de que você vai adorar As memórias de Marnie, ele é bem a sua cara! =)
      Espero que assista e comente no seu blog!
      Bjss

      Excluir
  10. Oi Andrea
    Não conhecia estas animações e achei lindas!
    Muito bacana seu post.
    Você está certa, o que importa é manter nossa criança interior :)
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cláudia!
      Que bom que gostou, menina!
      Tenho certeza de que seus filhos também gostarão! ^^
      Bjss

      Excluir
  11. Olá =)
    Essa história parece ser encantadora. Uma vez comecei a ver o filme e não terminei, agora você me despertou a vontade de assistir novamente mas agora até o final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, ambos os filmes são muito lindos e trazem mensagens muito bonitas e reflexivas também!
      Assista até o final, será emocionante! ^^

      Excluir
  12. Assisti por um acaso o filme o conto da princesa, estava na parte que ela rejeitava os pretendentes, gostei bastante é bem singelo. Lembro tbm de ver as memórias de marnie, mas não finalizei. Mas é o tipo de animação que gosto de ver. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Danielle!
      Depois de rejeitá-los ainda acontece muita coisa nesse filme... Assista aos dois! São ótimos! ^^
      Bjss

      Excluir
  13. Olá!
    Nossa, nunca tinha ouvido falar, acredita? Acredito que começaria assistindo a animação para ver se eu gostaria mesmo, e depois iria ler o livro. Adorei a sua dica!
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá, adorei esse post. Não conhecia a animação e fiquei empolgada com a dica. O enredo retrata um ótimo tema, bastante discutido nas animações atuais.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas. Não conhecia nenhuma das animações mas como sou rata de filmes infantis já anotei as dicas. Espero que a faculdade desaperte e eu possa vê-los. Adorei o post!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista sim! São maravilhosas, tenho certeza de que vai adorar!
      Bjss

      Excluir
  16. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia nada sobre essas histórias e elas me pareceram bem interessantes, gostei principalmente da primeira, quero assistir ao filme, valeu a dica! :D

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê! Tudo bem sim e você?
      Espero que goste dos filmes!!
      ^^
      Bjss

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D