30 de julho de 2016
Psicose - Robert Bloch

Ganhei o livro no Dia dos Professores
Olá, pessoal! Dando continuidade a Maratona Skoob 2016, esse mês precisávamos ler um livro com psicopata. Como eu já lera Precisamos Falar Sobre o Kevin no início do ano, decidi dar uma adiantada em uma leitura que faria em Outubro, então, vamos a Psicose... 

Se você estava preso em algum abrigo antibombas desde a Segunda Guerra Mundial, de fato, você não sabe nada a respeito desta história, mas já deve ter visto ou ouvido aquela cena icônica da mocinha atacada no banheiro, certo?
Pois bem, em um primeiro momento dessa narrativa, acompanharemos a mocinha, Mary Crane, que está fugindo com quarenta mil dólares no porta-malas do carro, Por que ela está fazendo isso, Andie? Você me pergunta. O negócio é o seguinte: anos 60, garota solteira beirando os trinta, um noivo que só pode casar-se com você quando quitar as dívidas, pressão social... Enfim, Mary viu a oportunidade de furtar o dinheiro da imobiliária onde trabalhava e pretendia encontra-se com o noivo e contar-lhe alguma mentira sobre uma herança... Mas, detalhe: ela pretendia porque a senhorita Crane jamais chegou a seu destino... 
Por causa do nervosismo e de uma tempestade, a moça acabou perdendo-se e foi parar em um fim de mundo que tinha como único ponto de referência um motel de beira de estrada. O nome do lugar? Bates Motel... 
Lá ela encontra o simpático, porém esquisito Norman Bates. Eles conversam, ele a convida para jantar em sua casa já que ali não há mais nada, a moça aceita e acaba descobrindo um pouco a respeito da estranha relação entre Bates e sua mãe. Após o jantar, Mary volta a seu quarto, mas o que ela não podia imaginar é que seu senhorio a estava observando por um buraco na parede e que a mãe dele não gostara nada, nada de sua visita... 
Uma semana depois, Sam, noivo de Mary, recebe duas visitas muito repentinas: a irmã de sua noiva, Lila e um detetive contratado pela imobiliária para averiguar o furto. O problema é que a senhorita Crane não entrava em contato com Sam há mais de uma semana e não havia quaisquer outros indícios dela... 
É a partir daí que Lila, Sam e o detetive tentam descobrir o que foi feito da mulher, afinal, ela queria casar-se com Sam, não fazia sentido fugir com o dinheiro sozinha, a menos que ela não tivesse fugido, a menos que a tivessem raptado, ou feito coisa muito pior... 
A narrativa vai intercalar momentos entre o que pensam e o que fazem Norman e Norma Bates e as demais personagens, tudo de maneira muito frenética e bem desenvolvida, você não consegue largar o livro até saber qual será o destino dos envolvidos com o caso. O final também é maravilhoso e me lembrou muito o do livro de Sidney Sheldon, Conte-me seus sonhos, mas dessa vez não tive problemas para dormir!! =) 
Antes de terminar, quero dizer que essa edição da DarkSide está perfeita! O projeto gráfico é incrível, a tradução e pasmem: ao longo de mais de duzentas páginas só encontrei três erros de concordância! Revisão de excelente qualidade, história impecável, sério, leiam Psicose e, se puderem, assistam ao filme. Depois, aceito os agradecimentos. 

32 comentários:

  1. Sou fã assumida de filmes de terror e nunca assisti essa clássico, acredita?
    O enredo do livro não é diferente do filme, então não achei muito surpreendente.
    Pretendo assistir ao filme, mas não tenho certeza se faria a leitura do livro.

    Confissões de uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu também não assisti ainda, mas pretendo ainda esse mês! Como sou uma Leitora Compulsiva eu sempre prefiro o livro à adaptação, então, para mim a leitura é indispensável. =)

      Excluir
  2. Taí um livro que gostaria de ler, nao curto terror, mas adoro um suspense policial. Fico aí nesse limiar hahaha Ainda nao vi o filme e é a primeira vez que leio uma resenha do livro apesar de conhecer a cena fatídica do chuveiro.
    Beijos,
    sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabela!
      O livro em si não é de terror, você fica horrorizado com as descobertas, mas terror mesmo não há.
      Confesso que só vi duas vídeo-resenhas sobre Psicose! Não entendo porque o pessoal não fala dessa obra...
      Bjss

      Excluir
  3. Infelizmente a minha edição é a versão do livro mas, humildemente dizendo, ela também é muito linda. Creio que a história não me surpreendeu tanto devido a um maldito spoiler que peguei mas, de qualquer forma, foi uma leitura igualmente maravilhosa. Desde a escrita até os personagens, tudo é tão bem arquitetado que não amar esta obra deveria ser considerado um tabu. Adorei tua resenha e, principalmente, o fato de ter vários fotinhos no meio dela, haha. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felipe!
      Não quis desmerecer as outras edições, tá! =)
      Só falei muito bem dessa porque é mesmo linda e foi o primeiro presente que ganhei no Dia dos Professores.
      Eu também peguei spoiler, mas não me incomodo muito, spoiler para mim é até bom porque assim decido se vale ou não a pena conhecer a história kkkkkkkk
      Que bom que gostou da resenha!! Obrigada!! *_____*
      Bjss

      Excluir
  4. Olha, ainda não vi uma edição da DarkSide que não estivesse perfeita, mas confesso que os dois livros deles que li, pouco me agradaram, me arrependi de ter comprado, por isso, agora, estou meio pé atrás, foi este estava em minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilian!
      As edições são mesmo lindas, né? Pode me dizer quais foram os livros que te desiludiram? Ou me mandar os links das suas resenhas? Fiquei curiosa! =)
      Não sei se você curte suspense, mas essa narrativa é muito bem escrita e instigante, então, eu recomendo.
      Bjss

      Excluir
  5. Eu adoro Psicose. Assisti o filme e logo depois li o livro para ver que a adaptação do Hitchcock foi perfeita! Até demorei para assimilar o Norman loiro e gordinho, acho que o o porte do Anthony Perkins combina muito mais com o personagem. Mas o livro é bem legal. Eu acho essa história tão fascinante em relação à parte psicológica que gostaria muito que houvesse uma releitura dela para dar destaque a essa abordagem, já que o Hitch deu ênfase pro suspense. Pensei que a série recente "Bates Motel" faria isso mas infelizmente é ridícula! Usou o legado de Psicose para fazer um drama adolescente lucrativo :c (não sei porque tinha esperanças já que a série de Hannibal, que tava super fiel e interessante, foi cancelada por baixa audiência). Enfim, veja o filme, é muito bom! E a edição da Dark é linda, como todas as outras que ela faz. Queria muito um exemplar deles mas acho o preço salgado demais haha

    beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bel!
      Então, menina, como eu já tinha visto fotos de Psicose (filme) também achei o Norman Bates do livro meio estranho, mas o modo como as ações dele são retratadas, para mim, combinaram com a falta de beleza dele. Pretendo ver o filme o mais rápido possível!
      Quanto a Bates Motel não sei se gosto ou não da série... Só vi os cinco primeiros episódios e sei lá, acho que esperava ver algo mais anos 40, sabe? Levei um baita susto quando o Norman tira os fones do Iphone dele no primeiro ep... kkkkkkkkk

      Excluir
    2. Hahaha, sim!!! Ficou uma coisa meio mesclada, porque quando ele tá dentro de casa parece que estamos na década de 40/50 aí ele sai na rua voltamos pro presente. Mas isso é o de menos para mim, a personalidade da Norma e do Norman é completamente diferente do que deveria ser, na minha opinião... enfim, acontece haha infelizmente terei que esperar muito para ver meu sonho se concretizando haha

      Excluir
    3. Também achei muito estranho isso, mas quero terminar pelo menos a primeira temporada! kkkkk

      Excluir
  6. Oiee ^^
    Confesso que nunca tive muita curiosidade de ler este livro, ou até mesmo de ver a série "Bates Motel", pois não é um gênero que eu goste, sabe? Aah, os livros da DarkSide são incríveis, né? Eu sempre me impressiono com a diagramação das obras, e olha que nem tenho tantas.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dryh!
      Se você não curte os gêneros terror, horror e suspense não dá mesmo para recomendar muitos livros da DarkSide, mas tem um romance que parece ser legal chamado "The Kiss of Deception", caso goste de romances.
      A série parei no episódio cinco kkkk mas vou tentar voltar!
      Bjss

      Excluir
  7. Oiii. Eu amo este livro. E confesso que tenho minhas duvidas quanta a personalidade do Norman, pois ele nos parece uma pessoa doente em alguns momentos, psicótico. Mas como ele foi inspirado no famoso psicopata talvez também tenha psicopatia né? Mas gosto muito. já li e vi o filme e amei os dois. Adoro a narrativa e os personagens. ótima leitura.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, como você já leu... então não é spoiler dizer que ele sofre de distúrbio das personalidades múltiplas... Assim, tenho uma teoria a respeito, mas ela é muito doida para explicar assim num comentário kkkkkk Eu acredito que pelo menos uma das personalidades dele é psicopata.

      Bjss

      Excluir
  8. Oi, não conhecia o livro, amei a capa... Aliás as edições da Darkside são sempre lindas. Não curto muito terror, mas gostei da premissa de suspense policial, então acho que leria sim. Parabéns pela resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mércia!
      Obrigada! Também adoro as edições da DarkSide!
      Bjss

      Excluir
  9. Ahhhhhhhh, eu amo, AMO, Psicose. O livro, o autor, a adaptação, o diretor, a história por trás... tudo me fascina nessa história <3 (Foi, aliás, onde me inspirei para o nome do blog hihi <3) Sempre fico super feliz quando vejo o pessoal comentando ele. Aproveitando que você citou o livro Conte-me seus sonhos, acredita que nunca li nada do Sidney Sheldon? Acha uma boa começar por esse?
    Essa edição é linda, a minha é a mais humilde, mas eu amo a capa <3
    Enfim... preciso nem comentar que amo suas resenhas, né?!
    Beijos, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabs!
      Imaginei! kkkkkkk Olha, como você gosta de histórias com suspense, acho bom você ler o Conte-me seus sonhos! Preciso relê-lo, mas quando li a primeira vez, nossa, amei a narrativa! =)
      Também adoro essa edição e ainda mais por ter sido presente! kkkkk
      Obrigada, minha linda! Você é sempre mais que vem vinda por aqui!
      Beijão!

      Excluir
  10. Oiii Andrea, como vai?
    Este é um livros que mais gostei de ler na minha vida, e coom toda certeza quero reler e levar ao blog, é uma leitura viciante e tanto, gostei muito que tu trouxestes para o blog <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mogs!
      Esse livro é mara! Uma ótima leitura mesmo!
      Bjss =)

      Excluir
  11. Oi Andrea.

    Tenho pouco tempo que adquiri o livro Psicose, mas a minha edição é a econômica. Tenho maior carinho por ela. Estou bem ansiosa para começar a leitura, principalmente após ler sua resenha, que instigou minha curiosidade.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kênia!
      Também tenho muito carinho pela minha, afinal, foi meu primeiro presente de Dia dos Professores *___*
      Que bom que a resenha fez você querer ler o livro ainda mais, acredito que vá gostar muito! =)
      Bjss

      Excluir
  12. O livro eu não cheguei a ler, mas já vi o filme :)
    Quando vi o lançamento da Darkside achei que seria o momento de ler, mas verdade seja dita, ainda não comprei a edição. Que bom que gostou e se te fez lembrar do Sidney Sheldon, acho que vou gostar também!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu preciso ver o filme!! kkkk
      Se você gostou do livro do Sheldon é bem capaz de adorar esse também!
      =)
      Bjss

      Excluir
  13. Essas edições da DarkSide <3
    Eu nem lembro de onde surgiu meu interesse em ler Psicose, mas ainda bem que o fiz porque gostei MUITO. A leitura corre nos dedos né?! É tudo muito rápido mesmo. E eu não tinha assistido ao filme, então o final foi surpreendente pra mim. Maravilhoso!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me interessei por Psicose depois de assistir um programa especial que falava sobre os trabalhos do Hitchcock e em seguida vi uma resenha no canal da Tatiana Feltrin e adorei! Ainda não vi o filme, mas acredito que é tão memorável quanto o livro. =)

      Excluir
    2. Assisti ao filme recentemente e ainda prefiro o livro. No livro estamos bem dentro da cabeça do personagem e no filme não, além de ser meio parado também, mas curti.

      ourbravenewblog.weebly.com

      Excluir
    3. Ah, você é das minhas então!
      Eu sempre dou preferência ao livro, principalmente, quando leio antes de assistir ao filme! =)

      Excluir
  14. Oi Andrea, tudo bem?
    Acho que acabei pulando esse post kkkk
    Que incrível esse livro, tenho muita vontade de assistir o filme (por que não assisti ainda? Não sei) e agora ainda mais vontade de ler o livro.
    Ainda bem que a leitura é fluida e rápido, isso torna um livro denso como Psicose mais fácil de ler.
    Parabéns pela resenha ^^

    Abraços!

    -Ricardo, http://lapsodeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo! Tudo bem e você?
      Obrigada! Espero que leia e assista ao filme também! Ainda não vi, mas pretendo ver ainda esse mês!
      Bjss

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D