18 de junho de 2016
#Parceria: Thystium - quando a magia esgota - Peterson Rodrigues

Olá, pessoal! Há quase um mês fiz uma parceria com o autor Peterson Rodrigues e comecei a ler Thystium - quando a magia esgota de uma maneira despretensiosa e acabei adorando muito essa leitura e me surpreendendo demais com ela.




"Viver em um lugar mágico não ajudava muito, mas a magia parecia acompanhar o jovem de orelhas pontiagudas por onde quer que ele fosse." p 10.

Nesse livro acompanharemos a trajetória de Joe, um rapaz que aparentemente destoa dos outros de Povoado por ter orelhas compridas, orelhas estas que sempre o mandam cobrir... Além disso, ele é discípulo de Sandor, senhor muito antigo, um dos primeiros moradores da região e também seu maior defensor. Joe foi deixado em Povoado quando muito pequeno e acolhido por Sandor que o iniciou nas artes mágicas.

"Em uma terra onde a magia é real, qualquer mau agouro deve ser levado a sério." p 46.

A região onde eles moram é repleta de magia e as pessoas vivem muito bem, tranquilas e prósperas, no entanto, desaparecimentos recorrentes de jovens faz com que com a população local fique alerta e, após o rapto de sua amada Jillian, até mesmo nosso protagonista enfrentará o medo do desconhecido e sairá das barreiras de Povoado para encontrar a garota que ele ama.

"Uma das principais características de Thystium era que todos seus habitantes possuíam habilidades mágicas, em maior ou menor grau." p 74.

Thystium é como se fosse um planeta, ou, na verdade, uma dimensão paralela à nossa, existem pessoas versadas em magia que possuem esse conhecimento e, infelizmente, a maioria delas o usa para praticar atrocidades, mas algo muito interessante nessa narrativa é que aqueles que pensamos serem os maiores vilões, querem também o mesmo que os "mocinhos": a paz e a prosperidade, a diferença é que uns tentam consegui-la de forma eloquente e outros preferem a violência...
Desde o princípio, percebemos que Joe não é uma criatura normal... O fato dele ter as orelhas pontudas já evidencia um pouco de sua natureza, um pouco apenas... E ao descobrir quem ele realmente é, podemos ficar felizes e ao mesmo tempo triste, porque todos aqueles destinados a grandes feitos, também precisam fazer grandes sacrifícios...

"Em seres do seu mundo não havia distinção entre a energia vital e a energia mística, por isso quanto mais próximo do limite mágico, mais próximo do fim." p 112.

Ao longo de toda a narrativa vemos os diversos núcleos lutando pela sobrevivência, pois diferentes de nós, as pessoas de Thystium dependem intrinsecamente da magia para sobreviver e sem ela, estes ficam loucos e são capazes das maiores barbaridades para consegui-la. É palpável o desespero de cada núcleo ao se ver desprovido de magia e nós, leitores, sentimos com eles toda a angústia, escuridão e frieza que um mundo sem esperança pode proporcionar.
Adorei essa leitura e, como dito acima, me surpreendi muito com ela. O mundo criado por Peterson Rodrigues é único e ao mesmo tempo muito semelhante com tudo o que os fãs do gênero fantasia mais adoram, além de trazer um final diferente, um pouco ambíguo, mas que pede um próximo volume com certeza! Outro ponto positivo desse livro é o glossário de informações a respeito de regiões e seres desse mundo. Algo que não pode faltar em um bom livro de fantasia!  
As únicas observações  que tenho são referentes a revisão, só que este tem-se mostrado um problema constante em quase todas as publicações atuais... E o desenvolvimento de algumas personagens que acabaram ficando um pouco esquecidas na trama e eu adoraria saber o que foi feito delas...



Então é isso, pessoal! Espero que leiam este livro e gostem desta história tão cheia de magia tanto quanto eu! Agora, alguns links importantes: 


10 comentários:

  1. Oiii Andrea, tudo bem?
    Parabéns por essa parceria, eu realmente já conhecia a obra e estou louquinha para realizar a leitura. Desejo muito sucesso a ambos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vocês gosta de fantasia, e pelo que vi em seu blog, gosta sim, vai adorar essa leitura! Obrigada mesmo, minha linda!
      Bjss

      Excluir
  2. Oi, Andrea, tudo ótimo?
    Que legal essa parceria, parece ser um livro muito bom. Já ouvi falar sobre o autor no booktube e ouvi muito bem aliás. Espero poder ler Thystium, pois parece ser uma fantasia muito boa.
    Abraços!

    -Ricardo, Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo! Tudo bem sim e você?
      Olha, esse livro me surpreendeu e muito! Gostei bastante e quero continuação! kkkkkkk
      Bjss

      Excluir
  3. Oie! Não conhecia o livro, e achei o enredo bem interessante. Obrigada pela dica e parabéns pela parceria.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose! Obrigada! *___*
      Acho que você vai adorar, até mesmo para ler com seus filhos! ^^
      Bjss

      Excluir
  4. Parabéns pela parceria...Não conhecia essa obra e gostei da apresentação, fiquei interessada!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    Confesso que o livro não me atraiu. Acho que foi a capa, parece bem desconexa, não ambienta a história, ou a essência. Eu teria gostado pela magia, talvez, mas não tive vontade de comprar, não. Não faz o meu tipo de leitura do momento.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem sim e você?
      Ah, que pena! Se você lesse, perceberia que a capa é bem alusiva ao texto...
      Bjss

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D