26 de março de 2016
#5 PORCO ROSSO - O Último herói romântico e POM POKO - A Guerra dos Guaxinins



Em Porco Rosso, nos é mostrado como pano de fundo o período dos anos 20, após a Primeira Grande Guerra e o início dos sistemas autoritaristas europeus. 
Marco Pagot, grande aviador sobrevivente da guerra, torna-se, sem qualquer explicação, um porco e por causa desse fato, aliado a sua contrariedade com esse novo governo, ele começa a "trabalhar" como caçador de recompensas e é perseguido pelo regime. O longa se passa entre a Itália e algumas ilhas no mar Adriático, com várias cenas de perseguição entre hidroaviões, a história de Porco Rosso nos traz uma visão do herói e de como ele deveria ser ou não, afinal, Marco é muitas vezes confundido com um "pirata do céu", é preconceituoso, em um primeiro momento, quanto ao papel da mulher em sua sociedade, mas é contra o Fascismo e sempre está disposto a apoiar uma causa justa. Esse filme faz uma grande crítica à guerra e a própria concepção romântica do papel do herói. 


Já em Pom Poko, temos também um roteiro repleto de críticas sociais, mas agora voltadas para as questões ambientais da segunda metade do século XX. 
No ano de 1960, o governo japonês iniciou uma série de obras de urbanização dos arredores de Tóquio e para isso começou um grande desmatamento da região. 
Os Tanukis (vulgarmente chamados de cães-guaxinins) residentes ali, viram que estavam perdendo não só seu habitat como seu alimento e também o respeito que os humanos tinham por eles, por isso eles decidem se unir para lutar contra os humanos por sua casa e para isso eles vão utilizar suas habilidades místicas há muito esquecidas, criando ilusões e acidentes que assustem os trabalhadores das obras. 
É claro que sempre tem aquele grupo extremista que quer destruir o inimigo e com os tanukis não seria diferente... Assim, temos esse contraste: de um lado os que querem coexistir com os humanos em paz e do outro, os que querem matar todos os humanos que os mataram no passado. 
Enfim, esse é um filme com uma grande mensagem de preservação da natureza apesar de eu não ter gostado muito do destino que alguns tanukis acabam por ter... 

Gostei de ambos os filmes, mas Pom Poko foi muito mais divertido de se acompanhar, além de trazer toda a transformação da vida das personagens e do ambiente onde elas vivem ao longo dos anos. Ambas as produções, respectivamente, foram lançadas em 1992 e 1994, logo, faltam apenas dez anos de Studio Ghibli para completar a maratona! *____* 

FELIZ PÁSCOA SEM CHOCOLATE PARA TODOS VOCÊS E ATÉ A PRÓXIMA!! 


https://www.pinterest.com/poppy3/studio-ghibli/

2 comentários:

  1. Pom Poko é um barato né?
    É muito legal o jeito que eles ficam se transformando
    Feliz pascoa sem chocolate também :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É demais!! Adoro a forma como eles se relacionam entre si! Uns fofos!! *____*

      Obrigada!!

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D