12 de fevereiro de 2016
Marx em 90 minutos - Paul Strathern



E ai, pessoal? Tudo bem? Eu estou ótima, apesar de um pouco envergonhada por causa de minha total ignorância... Há alguns dias atrás, eu comecei a participar do Desafio Literário Skoob 2016 e uma das categorias é: "biografia" e fiquei desesperada porque não conhecia nenhuma biografia bacana e pedi para o pessoal do grupo me ajudar, só que a pessoa aqui, tinha se programado para ler três livros da série 90 minutos pensando que esta falaria a respeito das obras dos autores em questão, algo totalmente equívoco porque essa série é uma espécie de biografia concisa... 
Pois é, então eu li uma breve biografia de Karl Marx, o fundador do Comunismo e fiquei muito surpreendida com vários momentos da vida dele! Marx era filho de um cristão-novo, nunca se submeteu a trabalhos braçais, mesmo tendo perdido três filhos por causa de suas condições precárias, além de ter passado quase toda a vida recebendo ajuda financeira de seu parceiro Engels. Mas, ele foi um grande pensador de seu tempo, mesmo que suas ideias sejam extremamente utópicas e até um pouco confusas de se interpretar ( por vezes contraditórias), não podemos negar que ele, tal como Engels previu, foi a "cara" de todas as revoluções políticas ocorridas ao longo do século XX, apesar de nunca ter sido de acordo com essas medias quando vivo... 
Um fato que muito me chamou a atenção nessa biografia foram as alusões à Hegel (filósofo que precisei ler quando estava na graduação) algo que achei demais porque eu adorei tudo o que li dele!
Não tenho mais nada a dizer sobre esse livro, foi uma leitura esclarecedora, apesar de concisa, e me deu a oportunidade de conhecer um pouco a respeito da vida e dos pensamentos de Marx e talvez, no ano que vem, eu leia uma biografia mais completa.  

4 comentários:

  1. Nesse mês do desafio skoob eu pretendo ler Sobre a Escrita, do Stephen King, e só falta comprar o livro pois estou bem ansiosa! hahah
    Eu não conhecia a história do Marx (e não conheço ainda, rs), nunca iria imaginar que ele passou por tanto perrengue, muito menos que perdeu três filhos! Conheço pouco dele, só li um livro e meio (O Manifesto Comunista inteiro e Manuscritos Econômicos Filosóficos pela metade) dele, mas assim que bater a inspiração pretendo me aprofundar mais.

    Abraço,
    http://magoevidro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar do livro ser bem curto, eu gostei bastante da leitura!Terminei de ler ontem Schopenhauer em 90 minutos e adorei também. Obrigada pelo comentário! =D

      Excluir
  2. Marx foi um grande teórico. Ele conseguiu explicar o capitalismo e seu funcionamento destrutivo muito bem. Porém ele "peca" no apontamento de soluções.

    Eu prefiro, mil vezes as ideias de Bakunin, sim, sou anarquista! Hehehehe! Mas não posso deixar de lhe aconselhar que leia Bakunin. Um grande opositor de Marx, na época. Chegou a apontar a Marx as falhas de suas ideias. De certa maneira, Bakunin previu a desastre que a "ditadura do proletariado" sugerida por Marx poderia ser se mau interpretada, tal como ocorreu na União Soviética.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questão da visão "utópica" de Marx é largamente abordada na biografia. O autor diz que Marx não aprofundou sua teoria e que, na verdade, ele nem queria que os trabalhadores se "rebelassem" contra o sistema.
      Nunca tinha ouvido falar em Bakunin (perdão!!), mas vou pesquisar a respeito dele, você me deixou curiosa!
      Obrigada pelo comentário!!

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D