18 de janeiro de 2016
Clube da Luta - Chuck Palahniuk

Olá, pessoal!! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Continuando minha maratona literária de férias, na qual pretendo ler pelo menos dez livros da minha meta no Skoob (se quiser dar uma olhada na lista clique aqui) trago a resenha de um dos livros mais interessantes que li nesse ano (até agora kkk) 



Eu já tinha muita vontade de ler o Clube da Luta há bastante tempo, mas estava envolvida com outros livros, faculdade, enfim, decidi deixá-lo como um dos primeiros desse ano e não me arrependi nem um pouco! 

"Liberdade é perder toda a esperança."

Nessa narrativa, vamos acompanhar a vida de nosso narrador-protagonista sem nome que, no inicio de seu relato, não consegue dormir há, pasmem, três semanas. O cara decide procurar um médico em uma alusão ao livro O Vale das Bonecas porque diz precisar de Seconal para dormir (além de outras alusões ao longo de toda a narrativa), no consultório, o médico diz não haver nada de errado com ele e que o rapaz deveria conhecer pessoas com problemas de verdade. Ele decide seguir o conselho do doutor e passa a frequentar diversos grupos de apoio à pessoas com vários tipo de câncer e outras doenças, após sua ida a essas reuniões, nosso protagonista descobre que voltou a dormir e retorna para sua vidinha de mesmices. 
Em uma dessas reuniões, ele acaba conhecendo Marla Singer, uma moça que ele percebe de cara que não tem nenhum problema e, como ele, está ali por outros motivos. Por causa de Marla, a insônia de nosso protagonista retorna, ele não aguenta mais tanta mesmice e ainda por cima, a perda da única coisa que lhe fazia bem: os grupos de apoio que ele não quer mais frequentar por causa da moça. É nesse contexto que surge a personagem Tyler Durden, rapaz simpático, extrovertido e muito revoltado com o sistema, que mudará completamente a vida de nosso protagonista. 

"A primeira regra do clube da luta é não falar do clube da luta."

Certo, quebrando as duas primeiras regras do clube da luta... Por conta de toda a sua rebeldia e revolta contra a sociedade que oprime as pessoas comuns e limita suas capacidades e aspirações, Tyler e nosso protagonista criam O clube da Luta, local onde os homens podem lutar até cair para acabar com suas frustrações. 
Após o sucesso do clube, Tyler decide ir além e cria O Projeto de Ações Violentas, no qual, ele e outros rapazes vão barbarizar a vida de pessoas que estão no poder dentro de nossa sociedade. É nesse momento, após presenciar vários atos terríveis, que nosso protagonista e narrador começa a temer Tyler e tenta de todas as maneiras livrar-se dele. 

                                  "Nada é estático. Tudo está desmoronando."

Se você já assistiu a adaptação de 1999, ou leu o livro sabe o porquê de Tyler ser extremamente difícil de nosso protagonista de livrar, caso não tenha feito isso, calma, não darei spoilers, mas se você não sacar logo de cara a relação desses dois... Você não está entendendo a história! 
Esse livro traz uma série de reflexões sobre a cultura pop, a incapacidade da pessoa mediana de deixar sua condição e até mesmo sua total falta de vontade de fazer isso, mostrando que apenas atos violentos e extremos são capazes de abrir os nossos olhos nos impulsionando a agir. Excelente leitura! Espero ter contado com outras obras do autor em breve.

Então é isso, gente! Beijão! Me digam: já leram o livro? Assistiram ao filme? Gostaram? 

10 comentários:

  1. Clube da Luta é, com certeza, um livro fantástico! Eu o li apenas após assistir o filme, mas ainda assim não atrapalhou em nada. Por ser uma leitura rápida, sem rodeios, consegui terminar o livro bem rápido e ainda assim absorver toda a confusão da escrita.
    Acho demais autores que escrevem de forma que acompanhe a mente dos personagens, pois tudo fica muito mais real, e é exatamente isso que Chuck fez em Clube da Luta. Acredito que essa seja uma técnica, né? Não entendo muio dessas coisas, mas parece ser haahha

    http://controleliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o livro é narrado em primeira pessoa, nós conseguimos ter as mesmas percepções do narrador-personagem o que torna tudo muito mais íntimo! Estou louca para ler outros romances desse autor! Obrigada pelo comentário! Bjss

      Excluir
  2. Sempre tive vontade de ler! Gostei da resenha :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! É um livro muito bom! Vale muito a pena!! *___*

      Excluir
  3. Sempre vi todo mundo falando sobre o filme Clube da Luta e nunca tive interesse em assistir. Na minha cabeça o filme era: uma gangue, gente se batendo, lutas ilegais e FIM.
    Porém, conheci Jared Leto e fiquei sabendo que ele estava nesse filme (ainda que só para apanhar, coitado) e pensei: vamos ver né. E OBRIGADA JESUS POR ISSO! QUE FILME!!!! Quando vi o livro por apenas dez reais pensei: AGORA VAI. E OBRIGADA JESUS POR ISSO TAMBEM! QUE LIVRO!!! Fiz resenha dele no blog mas foi algo MUITO difícil, pois é um daqueles livros que te atinge como um soco, do nada, e você nem sabe explicar o que te aconteceu.
    INCRÍVEL!!! Me fez amar o Chuck ali na hora.

    Infelizmente, não saquei o que realmente estava acontecendo quando assisti a adaptação, o que de certo modo também é bom, pelo fator surpresa.

    Beijos Andrea!!

    (Carol)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um sério problema com adaptações... Se eu leio o livro antes não consigo ver o filme e se vejo não gosto! No caso de O clube da luta, eu amei a atuação do Edward Norton, virei fã desse ator!! E, de fato, esse livro é difícil e o que você disse sobre o soco no estômago é como melhor o define! =D Quando tiver lido outros livros desse autor, não esqueça de me avisar para que eu leia sua resenha!! *___*
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Eu li recentemente "Sobrevivente" dele. Logo mais deve aparecer no blog. A gente sempre avisa dos posts novos nas redes sociais :D

      Excluir
    3. Estou aguardando!! Estou bem curiosa com esse livro!! *___*

      Excluir
    4. Passando pra avisar que saiu a resenha de Sobrevivente :) http://ourbravenewblog.weebly.com/home/sobrevivente-por-chuck-palahniuk
      Beijos!!

      (Carol)

      Excluir
    5. Vou ler agora!! *___* Obrigada por avisar!!

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D