11 de outubro de 2015
O médico e o monstro - Robert Louis Stevenson



Originalmente, The strange case of Dr. Jekill and Mr. Hyde, O médico e o monstro, como ficou conhecida aqui no Brasil, é uma novela gótica, ou seja, uma narrativa relativamente curta que possui elementos sobrenaturais, que aqui não estão necessariamente ligados a paranormalidade, e sim, à ciência, que era um mistério que começou a ser desvendado durante o século XIX. 
A narrativa começa com as estranhas aparições de um homem que atende pelo nome de Mr. Hyde. Ele é uma pessoa grosseira, feia e brutal. Algo que causa muita estranheza as pessoas é o fato dele estar ligado ao conceituado Dr. Jekill, médico e pesquisador. Dessa forma, o amigo e também advogado do doutor, Gabriel Utterson, fica indignado ao abrir o testamento do amigo e constatar que ele deixou todos os seus bens ao Mr. Hyde, caso ele, Jekill, venha a desaparecer, notem: não é MORRER, e sim DESAPARECER. Essa troca de substantivos deixa o advogado ainda mais desconfiado e ele passa a investigar a vida do estranho beneficiário e automaticamente, descobre os segredos que permeiam a relação de seu amigo com esse homem, algo que foge totalmente à lógica e à sua compreensão...
Robert Louis Stevenson já escrevera outros livros antes de O médico e o monstro, mas foi com esta narrativa que ganhou fama e reconhecimento internacional, Utilizando vários elementos românticos, essa narrativa evidencia bem uma das características dessa escola: o maniqueísmo - a divisão do mundo entre o bem e mal -  E essa divisão, é a chave de ouro dessa novela que possui várias adaptações fílmicas e que se tornou até um jargão para se denominar pessoas com múltiplas personalidades! 
Para os leitores do século XXI é óbvio que essa narrativa não nos traz medo ou mesmo uma sensação de mistério, mas ela é um clássico, e lembrem-se: todo clichê tem a sua origem e O médico e o monstro foi com certeza um dos precursores do gênero ficção científica, que para nós hoje, está se tornando um. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D