8 de agosto de 2015
O Substituto - Brenna Yovanoff


Boa tarde, pessoal!! Nesse post vamos falar de um YA (young adult) sobrenatural!


    O Substituto conta-nos a história de Mackie, um garoto que vive em uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, na qual todo mundo conhece todo mundo e que por mais bucólica e parada que seja, esconde um segredo muito interessante. 
   Nosso protagonista parece-se com qualquer outro adolescente, mas de cara ele nos diz que na verdade não é um, ele é um "substituto", uma criatura que fica no lugar de bebês humanos que foram roubados por nada menos do que fadas! Sim, as fadas folclóricas são bem diferentes da Sininho... A existência delas é confirmada na narrativa quando Mackie, logo no primeiro capítulo, nos diz não suportar ferro, o garoto se envenena todos os dias, o ar que respiramos, para ele, é veneno, pois tudo na vida humana moderna possui algum tipo de ferro ou metal, o garoto não pode nem tocar nos utensílios da cozinha de sua casa! E para os desavisados, fadas são repelidas com ferro, por isso, alguns povos colocam algo feito de metal em portas e janelas, ou nos quartos dos bebês, para proteger-se contra essas "criaturas". 
   Por viver durante 16 anos respirando ar "envenenado", Mackie está praticamente morrendo, é nesse momento que descobrimos que a cidade onde ele vive, Gentry, possui um segundo plano, o das fadas, e é pra lá que nosso protagonista vai quando precisa de ajuda, no entanto essa ajuda não virá de graça... 
   O grande x da questão é o desaparecimento da irmãzinha de uma colega de nosso substituto, e o bizarro é que os adultos da cidade parecem não se importar com isso! Mackie decide ajudar a menina, Tate, a encontrar a irmã e é a partir daí que teremos o desenrolar de um belo romance entre os dois e a descoberta dos segredos da cidade. 
  Admito que os motivos que levam as fadas a roubar crianças humanas e assassiná-las não foi nenhuma surpresa, se você já leu outros livros com essa temática também entenderá na hora, a surpresa vem da posição totalmente passiva dos habitantes da cidade, que entregam seus filhos como se fossem "sacrifícios" pagãos e ainda assim vão todos os domingos à igreja! Como eu disse os adultos sabem da existência das criaturas e escondem isso dos jovens para que eles não queiram se afastar da cidade. 
   Particularmente, adorei O Substituto, mas confesso que teria gostado muito mais, se ao invés de ser um YA levinho, ele fosse um suspense sobrenatural, ou mesmo um livro de terror, a narrativa é muito boa, bem escrita, no entanto tudo é tratado de forma amena, fazendo com que um leitor jovem fique apaixonado e um leitor mais velho, como eu, goste mas sinta que faltou algo ali... 

Esse, antes que pensem o contrário, é um bom livro! Ele só tem uma narrativa voltada para o público adolescente, apenas isso, logo, ao lê-lo tenha isso em mente e você se divertirá muito!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D