9 de novembro de 2018
#2 - Vida de professor não é fácil...

    

    Há mais de três anos atrás fiz meu primeiro texto sobre a profissão que escolhi para a minha vida. Sinceramente, os desafios continuam, mas não são os mesmos... 
    Quando escrevi aquele primeiro texto, eu mal começara minha carreira docente, estava inspirada pelas leituras feitas por causa do estágio e do TCC, tinha um mero conhecimento de causa de apenas dois meses de trabalho. Hoje não significa que tenho uma vasta experiência, muito longe disso! Contudo, pude observar e viver mais momentos bons e ruins e decidi finalmente escrever sobre ele para tentar avaliar tudo o que tem acontecido comigo com relação a meu trabalho nesses últimos tempos. 
    Durante o ano passado, tive as piores turmas de pré-vestibular até então! Os alunos, em sua maioria, não todos, iam à escola como a um ponto de encontro, saiam, comiam, brincavam, não davam grandes mostras de interesse. Além disso, o fato da própria coordenação não se importar com o rendimento dos jovens sendo que, quando comecei a trabalhar lá, apresentaram-me a empresa como um "projeto sociável" que visava capacitar jovens da periferia para o mundo acadêmico e o mercado de trabalho. Tudo balela. Eles visavam apenas o dinheiro. Algo muito frustrante para mim, decidi retirar o meu time de campo. 
    No começo desse ano inscrevi-me para participar de um outro projeto, apenas nas férias, mais porque meu irmão e cunhada, também da área da educação, insistiram muito e não me deixariam em paz se eu não participasse. Foi um inferno. Pude conhecer crianças encantadoras, porém, avaliando tudo, foi horrível. Nunca me sentira tão desamparada, humilhada e até mesmo coagida em toda a minha vida! Não conseguia entender porque situações tão complicadas e fora do meu alcance de resolução estavam chegando a mim. O "projeto" prometido como fácil, tranquilo e divertido, tornou-se fonte de pesadelos e desconfianças até agora, meses depois. 
     Voltei a trabalhar no ensino formal e lá cada dia é um desafio e um aprendizado novo, algo bom, afinal, sou da tese de que viemos a esse mundo para aprender e evoluir, logo, é isso o que pretendo em mais esse degrau. Não é fácil, mas, vai por mim, nada verdadeiramente bom vem fácil. Digo isso por experiência própria. 
    O acontecimento que desencadeou essa série de reminiscências em minha cabeça e culminou nesse texto totalmente sem planejamento foi algo simples... e brutal. Também faço alguns trabalhados como professora particular e deparei-me com uma situação mais uma vez aviltante, degradante e absurda! Não podia aceitar passar por mais um momento de desrespeito e simplesmente disse NÃO. Disse não a falta de educação, a falta de compreensão, a falta de humanidade de algumas pessoas e isso me fez bem. Sei que o caminho que decidi trilhar em minha vida é duro e pedregoso, sabia disso desde os dezesseis anos, o sei agora, doze anos depois, mesmo assim, mesmo com tantos obstáculos, eu vou continuar, vou seguir em frente. Aonde isso vai me levar? Não sei, mas acho que essa é a graça de esta vivo, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D