9 de setembro de 2018
Histórias Curtas de Rubem Fonseca


Até um mês atrás, nunca tinha ouvido falar de Rubem Fonseca ou lido qualquer texto escrito por ele e confesso não saber muito bem qual é a minha opinião sobre o livro Histórias Curtas... 
Tal como seu título diz, Histórias Curtas traz narrativas bem pequenas, rápidas e ágeis. Mesmo assim seu conteúdo é complexo, crítico, divertido e, em alguns momentos, um tanto quanto bizarro e perturbador... Em cada um de seus trinta e oito contos, Rubem Fonseca nos mostra essas características, além de muita criatividade e irreverência. 
Várias narrativas têm como temática alguns transtornos mentais e psicológicos, sendo estas, na minha opinião, as mais interessantes de todas. Destaco as três primeiras: "A Luta contra o preconceito racial", "Eles" e "Incorpóreo", pois parecem ser uma a continuação da outra, algo que eu nunca tinha visto em um livro de contos. Outras narrativas que me deixaram boquiaberta foram: "Jardim de Flores", "A Preferida", "Humilhação" e "O roedor de ossos", todas com personagens bizarras, ações bizarras e aquela dose de psicopatia... Calma. Há também outras temáticas em Histórias Curtas. Umas de cunho mais social, outras até românticas, mas sempre com muito humor ácido, ironia e sarcasmo.
Histórias Curtas não me trouxe uma opinião concreta e única. Isso porque não gosto muito de histórias curtas! haha Além disso, alguns contos não me agradaram... A escrita de Rubem Fonseca é bem nua e crua, sabe? Divertida em alguns momentos e incomoda em outros... Seria o chamado "humor negro", acredito. Enfim, não é um livro para todos, porém vale a pena para conhecer a obra de mais um autor nacional. 

2 comentários:

  1. Curiosamente Rubem Fonseca é dos escritores mais presentes nas livrarias Portuguesas, já com vários prémios e muitos romances quase sempre com crimes e violência na região do Rio de Janeiro. Apesar deste género policial/crime tem ganho muitos prémios e inclusive houve que o propusesse para o Nobel.
    Já li dele vários romances: A grande arte, O seminarista e Agosto, este é considerado uma das obras-primas dele e é meio ficção/meio história do mês que levou ao suicídio do ditador Getúlio Vargas. Apesar disso o estilo detetivesco e violência está presente. Como contista nunca nada li dele, mas há mesmo muitos livros na secção de autores lusófonos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uaaaau. Que incrível!! Eu não imaginava toda essa fama de Rubem Fonseca em terras lusitanas!! =O Estou chocada!
      Só conhecia mesmo esse livro de contos, mas já anotei os livros que voc~e citou e vou pesquisar para saber mais a respeito deles.

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D