12 de agosto de 2018
[ANIMA] - Kimi Ni Todoke: uma história sobre amizade.


Não posso negar que um dos animes shoujo que mais me chamava atenção durante a adolescência foi Kimi Ni Todoke, em grande parte, por causa de seu traço e cores delicadas além das aberturas cantadas pelo incrível Tamofumi Tanizawa, o homem com a voz mais bela desse mundo! Contudo, agora adulta, compreendi essa história de maneira um pouco mais crítica e reflexiva e vou tentar mostrar esses pontos positivos e negativos para vocês.
Em Kimi Ni Todoke conhecemos a personagem Sawako, uma menina de 15 anos que nunca teve amigos e sempre sofreu bullying por causa de sua aparência fantasmagórica. Sawako significa "criança feliz" e nossa protagonista era mesmo assim, mas seus longos cabelos negros, pele pálida, timidez e olhar "sombrio" fizeram com que seus colegas de escola passassem a criar boatos a seu respeito e, no ensino médio, ela é conhecida como Sadako (sim, a menina de O Chamado) e todos têm medo dela e não se aproximam pensando que serão "amaldiçoados".
A única pessoa que não acredita nessas besteiras é Kazehaya, um garoto da turma de Sawako que é bem popular e simpático e nutre pela moça, secretamente, uma grande admiração, da mesma forma que ela nutre por ele. Com o passar do tempo, eles começam uma amizade e isso abre muitas portas para que Sawako faça outros amigos: Ayane, Chizuru e Ryu e até mesmo uma inimiga/rival...
Os pontos negativos que vi ao longo do anime estão, em grande parte, nas relações dessas personagens, por exemplo,  uma das amigas de Sawako namora um rapaz que está na faculdade, o cara é bem abusivo e ela decide terminar o namoro porque percebe que não gosta do cara e que ele lhe faz mal. Ela termina e o rapaz a agride! Sim, ele dá um tapa na cara da moça e todo mundo acha isso normal!! Ninguém diz nada e ainda acham que ela é que levou um pé na bunda. Outro exemplo é o que a moça "rival" de Sawako faz com ela. A pessoa quase acaba com a vida de nossa protagonista, criando boatos muito maldosos a respeito dela, fazendo-a perder todos que tinha conquistado e passar por mentirosa, tudo isso porque a moça percebeu o interesse de Kazehaya por Sawako! É muito absurdo...
Como eu disse no começo, porém, Kimi Ni Todoke tem também vários pontos positivos, como já salientei, além de mostrar o poder da amizade verdadeira. Quando Sawako finalmente consegue esclarecer os mal-entendidos, vemos suas amizades florescerem e ela passa de Sadako, para "criança feliz" de novo, como sempre deveria ter sido. Há vários momentos fofos de demonstração de amizade e, claro, muita cultura japonesa, algo que adoro.


Não lembrava muito bem do enredo desse anime e mesmo com os pontos negativos, posso dizer que gostei de assisti-lo e acho que pretendo ver a segunda e última temporada. Sei que Kimi Ni Todoke é de 2009, produção antiga, mas vale muito a pena pela fofura e pelo diálogo que promove sobre não se deixar levar pelas aparências e sempre procurar por amizades profundas e verdadeiras. Então essa é a dica de anime desse mês, gente. Espero que tenham gostado e possam assisti-lo. =) 



8 comentários:

  1. Fiquei muito intrigado por conhecer o anime e ver como se desenrola a luta contra as infâmias, com certeza rola muita emoção.
    Quando criança assistia muitos animes, só por diversão, mas hoje em dia, com uma maturidade maior, vejo que grande parte dos que acompanhei nos apresentam ensinos maravilhosos como o valor de uma amizade. Acho isso o máximo!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Os animes sempre nos ensinam algo de valioso. =)

      Excluir
  2. Faz tanto tempo que não assisto a um anime, desde Naruto♥
    Tenho lido mais Mangá, acho que Orange foi o último.
    Queria saber onde que assisto? Porque os que eu tenho contato são os da Netflix, e não tem lá muitas opções, muito menos os antigos. Tenho medo de alguns sites por causa de vírus.

    Interessante né, há livros que li ano passado e se eu ler esse ano, já vai me dizer coisas novas, e pode até nem ser positivas. Muito legal fazer esse exercício.
    Já vou anotar esse pra procurar.

    xero

    https://leayasnaya.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, sites de animes geralmente têm muitos vírus, mas você pode usar o navegador Opera, ele tem um bloqueio de anúncios maliciosos, ou pode assistir pelo Crunchyroll também. =)
      É muito bom mesmo rever e reler. Aprendemos muito! =)
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Andrea, tudo bem?

    Assisti alguns animes na infância, já faz muito tempo que não paro para assistir um. Adorei a sua dica, pois gosto de produções que ressaltam os laços da família. Parece que este possui um enredo bem interessante, principalmente pela personagem se ver sozinha por boatos inventados. Esse relacionamento abusivo e como foi tratado, também iria me incomodar, causa uma certa "revolta".
    Dica anotada, espero poder assistir um dia!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, espero que possa assistir e goste da experiência! =)

      Excluir
  4. Achei muito legal o anime mostrar o poder das amizades verdadeiras. Mesmo que ele tenha falhas, isso não me incomodaria. Mesmo porque as coisas que você citou considero na verdade bem possíveis de acontecerem na vida real, cada coisa que a gente vê por aí... Adorei a dica!

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D