30 de julho de 2018
Harry Potter e O Cálice de Fogo: meu segundo livro favorito.

[...] "Conforme dissera Hagrid, o que tiver de ser será... e ele teria que enfrentar o que fosse quando viesse." [...] p 535.


Simplesmente, eu amo Harry Potter! Agora, mais do que nunca compreendo porque J.K. Rowling sempre foi genial para mim! Harry Potter e O Cálice de Fogo sobreviveu a releitura e é meu segundo livro favorito e, até agora, a leitura com mais flags de todas... 
Em Harry Potter e O Cálice de Fogo vemos uma das narrativas mais interessantes a respeito do desenvolvimento do trio Harry, Rony e Hermione, pois estão saindo da infância e chegando a adolescência, logo, muitos conflitos internos acontecem.

Cálice de Fogo
J. K. Rowling , porém, é bem sutil com essas questões, até porque o evento principal da história é O Torneio Tribruxo que, como o nome dá a entender, é uma competição entre três escolas de bruxaria europeias: Beauxbatons, Durmstrang e Hogwarts, tendo cada uma um campeão, mas para surpresa de todos, Harry Potter torna-se o segundo campeão de sua escola, o que deixa seus amigos muito preocupados, porque pessoas já morreram nesse torneio e quem colocou o nome de Harry no cálice não queria seu bem com certeza...
Por causa do torneio, Harry e nós aprendemos muito mais feitiços e informações sobre o Mundo Bruxo. Também acompanhamos o crescimento das personagens com os conflitos Harry x Rony/ Rony x Hermione e o recente interesse de Harry na apanhadora da Corvinal, Cho Chang.

Hermione no Baile de Inverno
Infelizmente, a edição que tenho possui alguns problemas de tradução e revisão que são bem chatos. Não prejudicam o entendimento da história, mas são um pouco absurdos...
O número de flags nessa leitura foi grande por causa das falas engraçadas das personagens ou por causa das situações reflexivas. Hermione ganha destaque por trazer a tona a discussão acerca da escravidão dos elfos domésticos e do desrespeito que muitos têm com a culturas dos outros por causa de seus valores pessoais, mostrando, mais uma vez, que o universo criado por J.K. Rowling não é restrito ao público infanto-juvenil e traz grandes metáforas para acontecimentos reais.
Lembro-me de que, na infância, até Harry Potter e O Cálice de Fogo eu tinha amado as leituras. Não me lembro de quase nada do quinto e sexto livros, apenas que foram leituras densas para mim na época, só tinha 12 anos. No momento, estou bem ansiosa e receosa com essas sequências, mas preciso dar um pouco mais de atenção aos livros que já estavam na minha lista de leituras do ano, por isso, acho que darei um tempo nessa releitura.
                    Volto em breve, prometo. =) 

22 comentários:

  1. Eu tenho um carinho especial por esse livro pq foi a partir dele que eu comecei a acompanhar a saga do HP. Eu me lembro que peguei os 3 primeiros livros emprestados do meu primo pra ler e logo em seguida teve o lançamento do 4º livro. Eu fui na livraria com a minha mãe e ela comprou os 4 livros pra mim, imagina minha felicidade. Se não me engano foi na mesma época de lançamento do primeiro filme, virei fã de carteirinha, sempre comprando os livros no lançamento e indo em todas estréias de filme. Época boa, boas recordações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal, Mimi!! Eu só fui conhecer os livros de Harry Potter na época do lançamento de O Prisioneiro de Azkaban.

      Excluir
  2. Muito bom...Sempre ouvi falar no Harry Potter mas nunca tive interesse em ler ou assistir os filmes.Pelo post parece ser bem interessante...Já vou procurar algum filme sobre Harry na netflix....Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem? Sei como é ler um livro e você não conseguir lembrar de quase nada, isso aconteceu com Drácula de Bram Stocker, meu livro predileto, já li 3 vezes e se deixar leio mais vezes. Esses livros que falam de magia, da ficção em si, das aventuras que sabemos serem impossíveis a nós, meros mortais, dá a alusão de você conseguir ser o principal personagem e você é levado para aquele mundo, lógico que os dois livros tem seus pontos que trazem a realidade a nós. Boa reeleitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço um rapaz que todo ano lê Drácula kkkkkkkkkk é o livro favorito dele também. =D
      Concordo com o que você disse sobre os livros de fantasia.
      Obrigada!

      Excluir
  4. Eu ainda não li nenhum livro do Harry Potter, mas o calice de fogo é super comentado por todos os fãs da saga, eu me lembro de vi o filme prisioneiro de azkaban.
    Deve ser uma competição e tanta, na trama de o calice de fogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, esses dois títulos são os melhores da saga.
      E sim, a competição é bem grande mesmo!

      Excluir
  5. Ah, gente! Não aguento mais Harry Potter. Foi bom, mas já passou... Vale a saga para quem ainda não conhece.... Realmente interessante, mas não é mais tão empolgante. A literatura precisa de novos saltos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo. Estou relendo e poderia reler todos os anos e ainda assim seria incrível sempre. Gosto é assim mesmo.

      Excluir
  6. Eu amo todos os livros do Harry Potter! Tenho todos! Meu preferido é o terceiro.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andrea!
    Eu confesso que não tenho nenhuma vontade, no momento, de ler HP, apesar de ser um fã dos filmes da série. Eu assisti quase todos e sei que um dia ainda vou ler os livros. Meu filho gosta e já comprei até edições em Inglês dos livros. Espero começar assim que puder. Pena que a edição que você tem possui alguns problemas, mas quando a gente gosta de uma série, isso importa, mas não tira o brilho da obra!
    Grande abraço,
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!! Quero muito poder ler HP em inglês! Espero que você e seu filho gostem da leitura =)

      Excluir
  8. Harry Potter é tudo de bom, nunca me cansarei de ler e reler suas obras, acho que essa coleção será conhecida como a série do século, se já não for.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Andrea, tudo bem?

    Estou lendo Harry Potter em um projeto pela primeira vez (creio que seja o mesmo que o seu) e O Cálice de Fogo se tornou o meu livro favorito até o momento. Estava com muita dificuldade de pegar o ritmo dos livros, creio que por causa da idade dos personagens nos primeiros livros e este conseguiu me fisgar desde o início. Foi uma leitura muito prazerosa do início ao fim. Estou bem curiosa para o próximo, com altas expectativas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uaaau. Acho então que você vai adorar os próximos volumes! =D

      Excluir
  10. Olá!

    Harry Potter e o Cálice de Fogo é justamente o livro da saga que estou para começar, então sua postagem me deixou bem animada. Inclusive, quero agradecer muitíssimo por você não ter dado spoilers hahahaha. Desde o início, pensei a mesma coisa que você: nunca que essa saga é só para crianças; há temáticas realmente pesadas ali, como a escravidão dos elfos, os abusos sofridos por Harry em casa, o preconceito com o diferente e por aí vai. Por isso, acho que essa história jamais deixará de encantar, uma vez que atende a diversos públicos, permitindo a reflexão e o encantamento simultâneos.

    Abraços! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude te ajudar e não dei spoilers!! Muita gente acha que todo mundo já leu HP, mas eu discordo, então, tento não revelar muito.

      Excluir
  11. Eu nunca li os livros, mas eu acompanhei os filmes, e se forem bem parecidos, eu adorei. Gosto muito da ideia de um universo estendido e autora consegue fazer isso muito bem. Obras assim são grandes e precisam ser apreciadas com paciência e desenvoltura. Eu pretendo ler um dia a coleção. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo dizer que os livros são muito melhores do que os filmes =)

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D