21 de abril de 2018
[FILME] - Estrelas Além do Tempo

Fiquei interessada por essa produção desde as primeiras divulgações, contudo o ano passado foi bem corrido no trabalho e não pude assisti-la. Esse ano, felizmente, consegui e só posso adiantar ser esta uma das histórias mais inspiradoras que tive contato até hoje. 


Estrelas Além do Tempo se passa no interior dos E.U.A. durante um momento crucial da Guerra Fria: A Corrida Espacial; Acompanhamos a trajetória de três mulheres negras, matemáticas e funcionárias da NASA: Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson. Cada uma delas tem uma história de vida marcada pela inteligência acima da média e pelo racismo.
Caso vocês não saibam, na década de 60, os computadores ainda estavam surgindo no mercado, logo, quem fazia os difíceis cálculos matemáticos que possibilitaram a participação dos americanos na Corrida Espacial? AS MULHERES. Isso mesmo. Elas eram "computadores".


Infelizmente, a segregação racial ainda era uma realidade muito comum. As mulheres eram divididas em dois grupos, o das brancas, em escritórios amplos, bem equipados e arejados e o das negras, apertadas em um espaço diminuto  no subsolo em um prédio bem distante do principal onde ficavam os cientistas e engenheiros. 
Dorothy Vaughn organiza a equipe, mas não é reconhecida por isso e vê na chegada da IBM uma concorrência desleal e instigante... Mary Jackson decide deixar de ser apenas um "computador" para tornar-se engenheira. Para isso, precisará lutar por algo até então impossível para um negro e ainda mais difícil para uma mulher negra: estudar em uma escola para brancos. E Katherine Johnson é "apenas" a pessoas responsável por TODOS os cálculos que levaram os americanos para o Espaço. 


Já deu para perceber o empoderamento desse filme, né? A única coisa incômoda é mesmo o racismo mostrado de modo bem realista na trama. É muito revoltante ver Katherine todos os dias demorando 40 minutos indo e voltando do banheiro, pois o prédio onde trabalha (o principal) não tem banheiros "para negros". Situação absurda e detestável. Não acreditei quando vi em algumas resenhas as pessoas dizendo terem rido dessa situação, ou terem achado "maçante". Lógico que foi maçante para você que nunca precisou passar por isso! Mais empatia, por favor! 
Estrelas Além do Tempo é baseado na história real dessas três mulheres incríveis e deve ser assistido por todos, principalmente, para quem está passando por algum momento difícil. Persista, lute e conquiste seus objetivos. Essa é a mensagem do filme de hoje. 


26 comentários:

  1. Adorei esse filme quando assisti. As atrizes fizeram um trabalho incrível!
    Um ótimo filme e que merece ser visto por todas as pessoinhas do planeta haha
    Adorei a resenha.
    PS: Também não achei nenhum pouco "maçante", alias, parte alguma do filme é...
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Dora, em tudo!! Muitos que acharam o filme maçante em algumas partes, realmente não deviam estar prestando atenção!
      Beijos

      Excluir
  2. Muito legal, não conheço esse filme, mas vou procurar, ficou muito bom a sua resenha, bem explicada.
    Muito sucesso pra você! 😘

    Blog Amanda Passos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas pareceu me o tipo de trama que eu fico apaixonada, fecho os olhos e fico revivendo a narrativa por diassss.
    Beijos, Joyce.

    ResponderExcluir
  4. Ola eu quero muito assistir esse filme e ele me parece ser bem tocante e emocionante pois mexe com as mulheres

    ResponderExcluir
  5. Quero muito assistir esse filme, a história dele realmente é de empoderamento puro!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Andrea,
    Tb resenhei este filme. É ótimo! Revolta a gente ver o quanto o preconceito oprimia as ulheres, principalmente as negras.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Bety! Nossa, é muito triste ver como nossa situação na sociedade mudou pouco desde aquela época e ver que as mulheres perderam espaço na área da tecnologia é ainda pior =(
      Bjs

      Excluir
  7. Quero muito ler esse livro, parece ser maravilhoso. Eu já estou querendo assistir faz tempo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem? Menina, jurei que esse filme dava enredo pra uma série inteira tanto que li achando ser uma (mesmo com a palavra filme estampada na minha cara kkk ) eu achei fantástica a premissa do filme, o tema é totalmente interessante e o que torna tudo mais chocante é que não foi uma realidade tão distante assim.

    Parece ser uma história muito envolvente e do tipo que gosto muito, cheio de lutas, valores e reflexões.. Eu com certeza assistiria! (Fiquei na bad porque ja tava contando com a série desse filme pros meus almoços kkk)

    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, o enredo é mesmo incrível! Por enquanto ainda não tem série, mas tem o livro que baseou esse filme, acredito que ele tenha mais detalhes. =)
      Bjs

      Excluir
  9. Eu quero muito ver esse filme. Tem um filme que gosto muito, o Histórias cruzadas, que fala muito sobre a discriminação racial nos EUA. O Brasil é um país racista, sim, mas acho que não chega nem perto do que é nos "estats". Infelizmente a realidade é dura.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  10. Oi Andrea, tudo bem?

    Eu adoro livros sobre empoderamento, que mostram a força da mulher e como elas podem ser o que quiserem, pois possuem as mesmas capacidades. Este livro está na minha lista a muito tempo e espero poder vê-lo em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se o filme é fiel ao livro, mas gostei bastante da história.

      Excluir
  11. Já ouvi falar desse filme, parece ser muito bom. Ameei sua postagem

    ResponderExcluir
  12. Eu Amei esse filme, inspiração real, nada compensa saber que podemos mudar algo, com as nossas atitudes. Eu recomendo para quem ainda não viu ver!

    ResponderExcluir
  13. O filme retrata bem essa época e faz uma grande reflexão também com os dias atuais e a merecida valorização da mulher no mercado de trabalho. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Adorei 7 Minutos Depois da Meia Noite, dos melhores filmes baseados em livros , porque tem toda a essência do livro mais sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emma!
      Concordo com você. Não conheço 7 minutos depois da meia noite, mas vou procurar para saber mais a respeito.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D