9 de fevereiro de 2018
Vertigo (Um Corpo que Cai) - Boileau-Narcejac

Sabe quando os críticos questionam as traduções de títulos de filmes e livros? Geralmente, a gente não dá a mínima, né? Pelo menos eu não dava até ler esse livro. 


Vertigo ou Um Corpo que Cai foi o livro responsável por dar origem ao famoso filme homônimo do mestre do suspense Alfred Hitchcock. Pelo título e pelas sinopses, imaginamos ser esta uma história em torno apenas da morte de alguém que supostamente caiu de algum lugar e é mais ou menos isso... 
A narrativa começa com o diálogo entre Paul Gévigne e Roger Flavièrs, ambos conheceram-se na faculdade de Direito, porém trilharam caminhos muito diferentes: o primeiro tornou-se um rico empresário e o segundo, nosso protagonista, trabalhou como investigador na polícia, e após sofrer um trauma, por causa de seu medo de altura, voltou a advogar. 
Paul procura Roger para propor que ele siga sua esposa, Madeleine, não por desconfiar dela, mas sim poque esta desenvolveu um comportamento muito estranho, cada dia se assemelhando mais e mais com a bisavó suicida. 
Desde esse primeiro diálogo já percebemos que Flavièrs mutre uma inveja muito grande contra Gévigne, aumentada quando ele começa a seguir a esposa do outro e apaixona-se perdidamente por ela. 
Os dias passam e após salvar Madeleine de uma tentativa de suicídio por afogamento, Flavièrs torna-seu amigo, tornando sua tarefa mais fácil, prazerosa, porém não menos perturbadora. 
A medida que o tempo avança, descobrimos muitas "coincidências" bizarras entre a história contada por Gévigne sobre a bisavó da esposa e o comportamento que Flavièrs presencia ao seu lado. É nesse ponto que o livro parece tender para algo sobrenatural, contudo, Madeleine tenta mais uma vez tirar a própria vida e consegue, o que nos deixa um pouco à deriva. 
Depois de alguns anos na África a fim de esquecer o ocorrido e escapar da Segunda Guerra Mundial, Flavièrs volta para a França e lá descobre que Paul morreu logo depois da esposa. Arrasado e sentindo-se culpado, nosso protagonista decide ir para o interior e nessa viagem encontra uma mulher exatamente igual a Madeleine! 
Mais uma vez, voltamos aos questionamentos de outrora: ela reviveu? Seria algum tipo de criatura sobrenatural? Estava possuída? Ou tudo não passa de uma ilusão criada por Flavièrs? Ficou curioso? leia o livro e surpreenda-se com o final dessa história. 

Essa obra me ganhou por causa da genialidade disfarçadas de trivial com a qual os autores desenvolveram o enredo, além da edição muito bonita, a única divergência mesmo é entre conteúdo e título que não estão muito bem conectados, mas tirando isso Vertigo é um ótimo exemplo de que é possível sim contar uma história bem construída e envolvente em um livro único e com menos de duzentas páginas, "proeza" quase impossível nos dias hoje, aparentemente... 


48 comentários:

  1. Nossa, não fazia ideia que essa história era de um livro o.O Estou chocada!
    Agora fiquei em dúvida, você acha que eu devo ler o livro primeiro ou assistir o filme e ler o livro depois?

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê!!
      Pois é, Nanda, descobri no ano passado kkkkkk Olha, eu li o livro primeiro e ainda não assisti o filme, acho que se o filme foi adaptado, é legal conhecer a história original antes =)
      Depois me conta o que você escolheu!
      Bjs

      Excluir
  2. Que dica maravilhosa Andrea, me senti muito motivada a ler e espero poder me apaixonada pela obra e ver o quanto Alfred pensou em tudo, nem sabia da existencia da obra e com toda certeza pretendo comprá-la.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Andrea! Achei muito interessante a resenha, um assunto que me prenderia no livro. Nunca assisti a esse filme mas já ouvi falar sim.
    O final parece bastante instigante!
    Estou seguindo seu blog.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila!
      Obrigada!!
      Espero que assista ao filme e leia o livro =)
      Bjs

      Excluir
  4. Nossa! Que resenha maravilhosa..gostei muito...
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia nem livro nem filme e já fiquei curiosa para conhecer os dois, gostei da sua postagem e achei o enredo muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaaa, espero que possa conhecer essa história melhor e goste dela =D

      Excluir
  6. Já tinha ouvido falar dessa história, mas nunca tinha procurado saber mais e agora fiquei bastante interessada. E o filme fez muito sucesso também, o que me deixa mais curiosa ainda.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Nossa de fato parece algo impossível com o tanto de séries, livros com mais de 500 páginas que vemos por ai. Fiquei bem curiosa pois não conhecia sobre o mesmo, e quero ver isso do título e do conteúdo não baterem. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Carolina! Tudo bem sim e com você?
      Leia o livro e depois me diga o que achou. =)
      Obrigada pelo elogio!
      Bjs

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu assisti uma resenha desse livro no canal da Tati Feltrin e já havia ficado muito interessada nele, acho que chegou a hora de comprar uma edição para mim e tirar as minhas conclusões.
    Ah, parabéns pela resenha ela ficou muito interessante!

    Beijos e Abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem sim e você?
      Nossa, não sabia que a Tati tinha feito resenha desse livro! Vou correr para ver!! =D
      Espero que faça essa leitura e goste tanto quanto eu =)
      Obrigada pelo elogio!
      Bjs

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar dele, mas na época não dei muita importância, mas agora percebo meu erro! Adorei sua resenha e estou mega curiosa sobre o livro! Dica anotada e pretendo ler logo! Adicionando ao skoob para não esquecer!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem sim e você?
      Leia, leia, esse livro é bem legal =D
      Bjs

      Excluir
  10. Caraca, que obra diferente!
    Nunca vi nada igual! Adorei a resenha, e seu post me deixou mega curiosa para conferir!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Nossa, que livro mais diferente e interessante... Não conhecia a obra ainda, mas fiquei bem curiosa para ler o livro após sua resenha. Ótima dica!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem sim e com você?
      Esse livro é bem diferente mesmo, espero que leia e goste da história =)
      Bjs

      Excluir
  12. Olá! Não conhecia o livro nem o filme. Apesar de parecer ser um tanto instigante, não curto muito leituras do gênero, por isso vou passar a dica.

    Um beijo, Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Fiquei um pouco perturbada com a premissa, não conhecia nem o livro e nem o filme. Mas apesar de ser um gênero que não curto muito, confesso que a curiosidade em saber o que realmente acontece, ficou batendo forte no meu coração leitor rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nossa, que bom que essa resenha te deixou com vontade de ler o livro mesmo não sendo um gênero que você goste *______*
      Bjs

      Excluir
  14. Oi tudo bem?
    Não conhecia o livro nem o filme, achei a premissa bem interessante diferente dos livros que tenho lido, fiquei super curiosa sobre o desenrolar da história, parabéns pela resenha e obrigada pela dica! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim e com você?
      Espero que possa fazer essa leitura =)
      Bjs

      Excluir
  15. Apesar de já ter ouvido falar no livro e no filme eu não sabia do que realmente se tratava, mas gosto bastante dessa mistura de suspense com uma pitada sobrenatural, tende a mexer com minha imaginação. Curiosa com o desfecho, então preciso ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, para saber se tem mesmo sobrenatural ou não, precisa ler... =)
      Bjs

      Excluir
  16. OMG, que livro maravilhosoo! Parece ser uma história viciante, fiquei curiosa com esse mistério relacionado a Madeleine. A sua resenha está ótima, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio!! Espero que faça a leitura e goste da história, é bem surpreendente mesmo =)
      Bjs

      Excluir
  17. Olá!

    Não conhecia o livro, nem o filme acredita? Mas é cara de uma amiga minha, ela vai ficar louca para conferir, então vou passar seu link para ela. Adorei a resenha, mesmo não sendo meu tipo de livro.

    Beiojs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Obrigada! Tenta assistir ao filme com sua amiga!! =)
      Bjs

      Excluir
  18. Ola
    Infelizmente não sou tão fã assim de policiais, mas esse parece ser um clássico. Fico feliz que tenha gostado e concordo com você sobre atualmente ser difícil ter um livro com menos de 200 páginas.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Não conhecia essa história, mas é tão bom quando nos deparamos com boas tramas que nos surpreendem. Legal saber que tem também a adaptação, gosto muito de ler e assistir pra ver como ficou.
    Vou anotar essa dica.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  20. sou apaixonada pelo Alfred e já vi o filme, maravilhoso... quando vi o lançamento do livro por aqui fiquei super a fim de ler... esperando alguma oportunidade para adquirir meu exemplar... <3
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu preciso assistir a esse filme, menina!! Espero que seja tão bom quanto o livro =)
      Bjs

      Excluir
  21. Olá!
    Eu assisti ao filme sou fã de Alfred desde adolescência, o livro ainda não tive oportunidade de ler,mas lerei rs
    Parabéns pela resenha. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê!
      Obrigada!
      Eu estou na situação contrária a sua kkkkkkkkk Preciso assistir ao filme =)
      Bjs

      Excluir
  22. Oi Andrea, como está?
    Vi primeir o filme, há mais de dez anos e nunca tinha ouvido dizer que existia um livro que inspirava o mesmo. A história, pelo modo como tu descreve, decididamente não parece nada com o filme que eu vi. Pelo menos se eu ainda lembro de quando assisti.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata!
      Olha, eu ainda não assisti ao filme, por isso não posso te falar das diferenças, mas assim que assistir faço um post comparando os dois se der =)
      Bjs e obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  23. Oi, tudo bem?
    não conhecia nem o livro nem o filme, confesse que gostei da premissa dica anotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom, espero que possa ter contato com essa história e goste =)

      Excluir
  24. Olá,

    Já ouvi falar no título um corpo que cai, porém não tenho certeza tratar-se da mesma obra. Enfim, achei muito estranho essa história e isso me deixou curiosa e com um pouco de medo diante do que pode vir a se revelar sobre essa história.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D