12 de fevereiro de 2018
[EXPOSIÇÃO] RA-TIM-BUM, O Castelo


Finalmente, após um ano de espera, consegui ir a incrível e surpreendente exposição Rá-Tim-Bum, O Castelo! Antes de mais nada, preciso agradecer ao meu amigo Valério que me convidou para ir, se ele não tivesse falado, eu teria perdido de novo essa oportunidade. Obrigada, Valério!!


Se você foi criança entre o final da década de 90 e começo dos anos 2000 com certeza era um expectador assíduo da programação infantil da Tv Cultura, sendo uma das mais legais, para mim, O Castelo Rá-Tim-Bum.
Originalmente, a atração ficou no ar entre 1994 e 1997 e simbolizou um marco entre os programas infantis, visto que promovia educação de maneira bem lúdica, mas sem deixar de lado o divertimento das crianças, sendo bem equilibrada nesses aspectos.


A Exposição recria com muita fidelidade todos os ambientes do castelo e conta como foi o processo de criação do programa, trazendo todas as suas cores vibrantes e vivacidade.
A interação com os ambientes é muito dinâmica e nostálgica. Cada um deles tem vários objetos, móveis e até mesmo personagens usados originalmente na produção, o que foi muito interessante de saber.
Outro ponto incrível e surpreendente foi o tamanho da exposição, passamos exatamente uma hora e quarenta e cinco minutos por lá, vimos tudo, lemos tudo e eu até entrei em um lugar errado no qual estavam concertando alguns objetos animados.
Adorei de verdade cada momento passado lá, lembrei-me daquela fase boa da infância, dos episódios, de como esse programa incentivou minha criatividade e me deixava feliz mesmo quando estava completamente sozinha em casa.
Além de tudo isso, pude conhecer o Memorial da América Latina, local que eu nunca tinha ido e tinha muita curiosidade e agora já fui e já sei andar por mais um trecho de São Paulo, fiquei orgulhosa de mim. =)





Infelizmente, aqui em Sampa, a expo terminou no dia 04, mas você pode entrar no site oficial para saber em quais outros lugares ela estará e quando. Então é isso, gente, espero que vocês também possam ver Ra-Tim-Bum, O Castelo e seria bem legal se vocês deixassem nos comentários mais dicas culturais. Eu vou adorar!


32 comentários:

  1. Eu sou da época que você apontou mas confesso que não. Eu nunca fiquei empolgada com o programa. Mas eu sei que existe uma legião de fãs. E que bom que ficou feliz por poder reviver isso tudo.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, meu namorado também não gostava desse programa, mas ele suportou bem a exposição kkkkkkk
      Bjs

      Excluir
  2. Oi!
    Que saudade bateu agora vendo esse post! Sou de 2000 mas Castelo Rá Tim Bum também fez parte de minha infância <3

    Bjs!

    Fernanda Reads <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Andrea, tudo bem?
    Olha só que legal conhecer o castelo, eu era apaixonada por ele, todos os dias ficava ansiosa para começar as histórias. Fiquei muito triste quando parou de passar na TV, na verdade as crianças cresceram e outros tipos de programas chamaram mais a sua atenção.

    Beijos e Abraços VIVI
    http://vickyalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Viviane, tudo bem sim e com você?
      Pois é, menina, eu também era assim, amava o Castelo!! *___*
      Bjs

      Excluir
  4. Que bacana essa exposição, fiquei apaixonada ainda mais diante que foi a minha infância e fui muito influenciada pelo mesmo, espero um dia poder uma exposição dessas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Owwwnnn que lindo!!!! O Castelo Ra Tim Bum fez foi parte muito importante na minha infância, pena que eu perdi a exposição aqui de São Paulo u_u

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nanda!!
      Quem sabe eles voltam no ano que vem?? Ou no final desse ano? Fica ligada no site da exposição para quando voltar você ir =D
      Bjs

      Excluir
  6. Ai gente essa exposição parece bapho! Fiquei com muita vontade de ir!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem!
    Que post nostálgico, com gostinho de infância! Pena que moro bem longe de Sampa, adoraria ter ido na exposição! Adorei o post!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim e com você?
      Procura no site da exposição em que outros lugares ela vai estar! Pode ser que vá para o teu estado =)
      Bjs

      Excluir
  8. Olá!
    Que linda sua postagem. Eu adoro Castelo Ra Tim Bum, acho tão lindo tudo nele e os personagens tem muito a ensinar, sabe? Eu gostaria muito de ir a exposição e fiquei muito contente por recriar tudo com muita fidelidade.
    Vou dar uma pesquisada para ver se por aqui vai ter em algum momento!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê!
      Ah, sinto o mesmo que você, Bruna! Fiquei muito feliz com essa experiência e espero que você também possa vivenciá-la! =)
      Bjs

      Excluir
  9. Que exposição mais top, sempre gostei do Castelo e assistia com minhas irmãs e irmãos, era o momento tranquilidade da turma de 7 que eu cuidava para Mamis e Papis trabalharem.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Gente, que exposição mais bacana, adorei as fotos! Obrigada por compartilhar com a gente.

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom ?

    Nossa, que interessante. Fiquei curiosa para ir na exposição, adorava castela Ra-Tim-Bum :)


    Beijos,
    Thalita Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim e com você?
      É muito incrível mesmo a exposição =)
      Bjs

      Excluir
  12. Confesso que nunca fui muito fã do Castelo Ra-Tim-Bum, mas acompanhei muita coisa sobre a exposição e sei que ela está ótima, ainda mais para os fãs.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. O ruim de morar no interior é que essas coisas nunca vem pra cá ): Esse foi um dos grandes marcos da minha infância e só de ver essas fotos bate uma nostalgia enorme, espero poder visitar algum dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena! Mas, fica de olho, quem sabe a exposição vai a uma cidade próxima à sua?

      Excluir
  14. Ola
    O instituto que assiste a minha filha programou um passeio para essa exposição, mas não seu certo o que foi uma pena, assistia sempreeeeee e minha filha autista ama os passarinhos cantores....
    Que legal que vc cnseguiu ir.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Poxa, que pena que não puderam ir! Foi muito legal mesmo, fica de olho no site e assim que voltar, você a leva =)
      Bjs

      Excluir
  15. Olá, tudo bem? De fato é uma exposição que remete muito a infância de muitos. Confesso que não sou da época, na realidade não sei se sou rs, mas nunca me interessei muito pelo mesmo. Lembro que quando veio para o RJ foi um sucesso, e isso é ótimo pois as pessoas tem mais contato com a cultura em si. Adorei ver você falando desse passeio que deve ter sido fantástico <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim e com você?
      Ah, foi muito bom mesmo. Crianças e adultos se divertindo muito =)
      Bjs

      Excluir
  16. Oie!!
    Ahh, que lugar lindo de viver! Quero muito ir, mas ainda não tive a oportunidade! Adorei as fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Se você mora em São Paulo ou Rio de Janeiro, com certeza, a expo volta no final do ano para esses estados, só ficar de olho no site.

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D