15 de dezembro de 2017
O Trílio Negro - Marion Zimmer Bradley, Julian May e Andre Norton




    Olá, pessoal! Hoje vamos conversar sobre um livro que descobri por indicação do Rubens do canal Ler Vícia, e sim, ele foi co-escrito pela Marion Zimmer Bradley... Eu estava evitando ler histórias dessa autora, porque no ano passado li várias e fiquei meio cansada do estilo dela, mas como esse livro foi escrito em parceria com outras duas autoras, resolvi dar uma chance. 
O Trílio Negro surgiu como uma ideia de um agente literário que queria criar uma narrativa escrita por três pessoas diferentes na qual três princesas perdiam seu reino e precisavam lutar por ele e assim surgiram cinco obras complementares, porém não sequenciais, sendo esta o início de tudo. 
Somos apresentados então a este mundo aparentemente medieval e sem um nome específico, a como ele funciona, as criaturas que convivem com os humanos e aquela sempre presente luta entre o Bem e o Mal... 
Tudo começa quando a rainha de Ruwenda engravida e tem muitas dificuldades no parto sendo salva pela protetora mística do reino, a Arquimaga Binah ou Dama Branca. Nascem assim as três princesas herdeiras, nessa ordem: Haramis, Kadyia e Anigel, cujos destinos estão intrinsecamente ligados  a magia e equilíbrio desse mundo, sendo a flor de trílio negro seu símbolo de poder. 
As meninas crescem e quando estão "em idade de casar" começam a receber varias propostas, uma delas é do rei Voltrik de Labornok, reino próximo que compete comercialmente com Ruwenda, contudo como este tem a proteção de um mago das trevas, os pais das princesas declinam a oferta e são brutalmente massacrados por causa disso... 
As irmãs são as únicas da família a conseguir salvar-se e isso porque a Arquimaga as ajudou, pois as moças têm um papel a desempenhar dentro de uma profecia que trará o equilíbrio para o mundo. 
Logo, cada uma delas deverá, sozinha, encontrar um talismã de poder para conseguir derrotar o mal encarnado no mago de Labornok, Orogastus, mas para isso elas precisarão enfrentar e superar suas fraquezas, amadurecer para só depois encontrar seus destinos. 
No decorrer da leitura, acompanharemos a jornada das princesas e se conseguirão ou não alcançar seus objetivos e amadurecimentos, entretanto, essa jornada é um pouco decepcionante , pois apenas uma das irmãs consegue completá-la, o que é bem incoerente no contexto da história, visto que a Arquimaga deixa bem claro que o mundo só encontrará seu equilíbrio de novo, quando as três encontrarem seus próprios, algo que não acontece nesse livro... 
Uma coisa muito singela que fiz e me desencorajou a ler os três últimos livros dessa série, foi procurar pelas sinopses dos livros... O segundo é ok, mas os demais só mostram as irmãs "chatas" e o último em específico deixa bem claro que a irmã que ficou não conseguiu amadurecer nem transcender seus defeitos, mesmo passados muitos anos... 
Enfim, gostei dessa primeira narrativa apesar de alguns problemas em sua construção e recomendo para todos que gostam de fantasia e jornada do herói. =) 

4 comentários:

  1. Oi, Andrea!
    Menina, eu li esse livro tem uns 8 anos e nunca tinha visto ninguém que tenha lido.
    Na época, eu gostei bastante, mas vendo sua resenha vi que não lembro de nada da história :(
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luíza!
      Nossa, menina, muito anos mesmo! Depois de tanto tempo é difícil lembrar, sugiro que você leia de novo e, se puder, leia a continuação também, O Trílio de Sangue, estou lendo e está bem legal =)

      Excluir
    2. Gente, mas comassim tem uma continuação? Estou chocada. Eu pensei que terminava tudo nesse mesmo.

      Excluir
    3. Sim, tem! É uma trilogia e tem mais dois livros complementares, só que não foram mais escritos pelas três autoras ao mesmo tempo. =)
      Nessa postagem você pode encontrar mais informações: http://www.leitoraviciada.com/2011/03/serie-de-fantasia-marion-zimmer-bradley.html

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D