21 de dezembro de 2017
O Fantasma de Canterville - Oscar Wilde


      Sério. Não sei porque demorei tanto tempo para ler Oscar Wilde! Esse autor escreve muito bem e preciso ler tudo que ele escreveu e reler depois, porque ele é maravilhoso. Dessa vez, li um conto, visto que o único romance do autor é O Retrato de Dorian Gray. Precisamos nos contentar com as narrativas curtas mesmo... 
A história começa com Mr. Otis comprando a propriedade dos Cantervilles e sendo avisado de que a casa é assombrada há 300 anos pelo espírito de Simon Canterville que não consegue descansar em paz, pois antes de morrer (misteriosamente) assassinou a esposa. 
A família Otis é, de acordo com o narrador, uma típica família norte-americana do século XIX, progressista e republicana, logo, eles acham graça de ter uma assombração em casa o que faz todos, incluindo Simon, ficarem chocados. 
No primeiro dia, ao chegarem na nova propriedade, encontram uma mancha vermelha no chão que a empregada diz ser sangue, muito prontamente, o filho mais velho a limpa com um produto de seu país e fica tudo resolvido. Ao longo dos dias a mancha reaparece com várias cores diferentes, como verde, azul, amarelo... O desespero do fantasma se acentua, porque os filhos mais novos dos Otis é que o assustam com suas brincadeiras e armadilhas deixando-o com muita raiva e tristeza.
Logo, esta não é uma história de fantasmas convencional e assustadora, na verdade, ela é bem divertida e engraçada e traz uma crítica social leve, mas presente tanto nos costumes retrógrados europeus quanto na postura exageradamente prática dos norte-americanos, ou seja, é bem caricata. 
Gostei bem mais desta narrativa do que de O Retrato de Dorian Gray, talvez por ser divertida e leve e estou precisando disso, mas ambas são incríveis e O Fantasma de Canterville é um conto rápido de ser lido e um entretenimento de excelente qualidade, adorei! 

6 comentários:

  1. Ainda não li esse, mas li O retrato de Dorian Gray <3
    Fiquei interessada por O Fantasma de Canterville, parece o tipo história que eu gosto de ler... E ainda você disse que a leitura é divertida, fiquei com mais vontade ainda de ler hahaa
    Amei a resenha!

    Beijão =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dora!
      O Retrato de Dorian Gray é mesmo muito bom, e O fantasma de Canterville também vale muito a pena =D
      Obrigada pelo cometário, beijão!!

      Excluir
  2. Sim escreve muito bem, li contos dele e claro está o obra-prima de O retrato de Dorian Gray.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero ler mais contos desse autor, porque o estilo dele é maravilhoso *___*

      Excluir
  3. Oscar Wilde é meu autor favorito, mas não conheço esse conto, vou procurar.
    PS: Adorei seu blog, o design dele é muito bonito. Parabéns =D
    Beijinhos

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, ele é maravilhoso mesmo, leia esse conto sim, é muito legal =D
      Obrigada!! *_____*
      Bjs

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D