.30 de outubro de 2017

Jantar Secreto - Raphael Montes

Olá, pessoal! 


Como muitos já sabem, gosto bastante das obras de Raphael Montes e no ano passado ganhei Jantar Secreto de presente de Natal do Samuel e óbvio que eu precisava ler esse livro no mês de Outubro e apesar desda ser, na minha opinião, a obra mais fraca do autor no quesito estrutura narrativa, no conteúdo ela é, sem sombra de dúvidas a mais visceral e reflexiva... 

         Quatro amigos saem de uma pequena cidade do interior do Paraná: Dante (nosso narrador), Miguel, Hugo e Leitão, todos vão estudar em universidades do Rio de Janeiro. Quatro anos depois, esses mesmos jovens, outrora cheios de expectativas e sonhos, estão frustrados, sozinhos, iludidos e completamente falidos. A situação já estava bem difícil e para piorá-la Leitão faz com que eles contraiam uma dívida enorme e para pagá-la propõe um negócio macabro: oferecer jantares exclusivos de carne humana para uma clientela seleta e extremamente rica. E o que começou como uma medida desesperada para resolver um problema, torna-se um negócio grande, rentável e muito perigoso...
     Acompanhamos tudo isso pelo ponto de vista unilateral de Dante, o que ajuda a criar o clima de desconfiança característico do gênero, porém, as demais personagens deixam muito a desejar, não são bem desenvolvidas, caindo na mesmice dos esteriótipos e clichês, algo que os leitores desse blog sabem ser detestável para mim. 
      Até mesmo o grande agente catalizador da ação se mostra incoerente: afinal, por que esses rapazes sempre tão condescendentes com Leitão lhe deram uma responsabilidade enorme, visto que ele nunca se provou merecedor dela? Esse é o verdadeiro mistério da trama, muito maior, eu diria, do que saber quem é a mente por trás do gigantesco negócio de comercialização de carne humana que tanto apavora e enerva o narrador e seus amigos. 
     Mas, não me entendam mal, como dito no primeiro parágrafo, essa narrativa tem muitos problemas estruturais, contudo, sua mensagem é bem clara para quem quer entender e bastante impactante para qualquer um: parem que comer carne. acabem com essa matança desregrada e sem propósito de animais inocentes! 
      Agora, falando um pouco mais sobre empatia, caso você tenha o estômago fraco... leia esse livro em pequenas doses, pois ele deve ser lido por todos, de verdade, essa mensagem não pode ser perdida, mas tenham em mente que o autor é tão cruel com os humanos quanto nós somos com os animais que denominamos e tratamos como "carne". 
        Sabendo de tudo isso, posso dizer ser esta uma obra com muitos altos e baixos, os altos são referentes ao conteúdo em si que te faz pensar e é carregado de referências, e os baixos, a estrutura, que deixa muito a desejar, todavia Jantar Secreto possui uma mensagem chocante e contundente que deve ser analisada por todos nós. 

26 comentários:

  1. AMO os livros do Raphael Montes, e achei a ideia de Jantar Secreto muito boa.
    As pessoas hoje em dia tem um consumo de carne desenfreada, comem qualquer coisa e matam qualquer animal para isso.
    Eu como carne, mas graças a deus aqui ninguém tem consumo doido por isso, mas acredito que chamar atenção para aquilo que faz mal é sempre importante.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro a escrita dele!
      Gostei muito também da temática desse livro apesar de achá-lo o mais fraco dele.
      Espero que leia também =)

      Excluir
  2. OI Andrea, a primeira vez que li algo a respeito deste livro fiquei de boca aberta. Não tenho estômago fraco, mas tenho a impressão que a leitura será impactante do mesmo jeito.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li a sinopse também fiquei, mas a experiência de ler o livro é ainda pior... kkkkkkkkk

      Excluir
  3. Eu morro de vontade de ler os livros do Raphael Andrea, eu gostei muito de saber a sua opinião e por mais que seja meio fraco eu realmente amaria ler e sei que iria me impressionar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, para começar, recomendo O vilarejo, esse é o melhor livro do autor em minha opinião.
      =)

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada do Raphael, mas tenho muita vontade, dada sua fama. Já vi muitos comentários bons sobre esse livro e ele está na minha lista de desejados, junto com O Vilarejo. Gostei de saber sua opinião.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem sim e você?
      Ah, espero que leia, principalmente O Vilarejo, melhor livro dele em minha opinião =)

      Excluir
  5. Oi,
    Então tenho muita curiosidade em conhecer essa obra de Raphael porém minha prima que já leu falou a mesma coisa que você que é um livro bem forteeee e tem que ter estomago, então ainda estou buscando coragem para fazer essa leitura mas como você acho necessária e quero tentar sim,assim que tiver coragem.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, é bom se preparar mesmo, porque é bem impactante!

      Excluir
  6. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar sobre este livro mas ainda bem que gostaste do livro!! :)

    Pela mensagem que passa, acho ótimo que o consideres importante para todos. Espero que essa crueldade me agrade! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu acho que a sua é a primeira resenha que vejo apontando inconsistências nesse livro, todas as outras foram mil elogios. No entanto, adorei a sua sinceridade ao falar todos pontos bons e ruins do livro.
    Confesso que nunca tive a menor intenção de ler nada do Raphael Montes e esse é o último livro dele que leria. Não tenho estômago para ler as cenas mais fortes e nem a mensagem me motiva a dar uma chance para uma trama que me pareceu para lá de absurda.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e que bom que, apesar dos problemas, você conseguiu extrair uma boa mensagem da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim e você?
      Olha, eu gosto desse autor, mas quando o negócio tá ruim, não dá para fingir que não. Sinceridade sempre =)
      Se um dia quiser, leia O Vilarejo, é bem curtinho, livro de contos e é muito bem escrito.

      Excluir
  8. Olá, eu só ouvi coisas boas sobre esse livro, essa é a primeira resenha que eu vejo que tenha sido negativa em relação ao livro, apesar de ser de terror e eu não goste desse gênero eu fiquei curiosa para ler o livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Não foi uma resenha negativa... Só apontei alguns erros na construção da narrativa...
      Bjs

      Excluir
  9. Oiiie

    Eu estou com ele no Kindle, criando forças para lê-lo hahahha Já vi que terei que ter um estomago forte e não sei se sou capaz hahaha

    Gostei da resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Leia sim!! Mas, longe das refeições O_O

      Obrigada!

      Excluir
  10. Oie amore,

    Esse livro está em minha lista de desejos a algum tempo.
    Adorei sua resenha, parabéns... só me deixou com mais vontade de ler.

    Beijokas!
    Blog Faces de Uma Capa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom, menina! Espero que leia mesmo!
      =)
      Bjs

      Excluir
  11. Olá!
    Que pena que esse livro não te agradou tanto assim e que você tenha achado que o livro é mal construído em relação a estrutura. Eu amei essa leitura de todo meu coração e acho ela extremamente essencial, como você disse.
    Precisamos propagar esse livro, acho que ele mudará a percepção de muitas pessoas.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê!
      Eu gostei muito da história, só não gostei mesmo dos furos da narrativa =/

      Que bom que você também entendeu a mensagem!! =D
      Bjs

      Excluir
  12. Olá, menina sou louca para ler esse livro, e o único do autor que ainda não tive a oportunidade. Acho a mensagem bem pertinente, apesar de amar carne hehe. Mas já to meio cabreira com esses problemas estruturais da obra. Preciso ler e tirar minha próprias conclusões. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oie
    eu ainda não acredito que não li nenhum do livro do autor, pois adoro o gênero e vejo resenhas sensacionais, então este com certeza esta na lista, gostei dos pontos ressaltados, me deixaram mais curiosa

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olha, se ainda não leu nada desse autor, acho melhor começar pelo livro de contos "O Vilarejo"

      Bjs e boas leituras!! =D

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D

© LIVRE LENDO - 2016 | Todos os direitos reservados. | Blog de Andrea Morais | Tecnologia do Blogger