9 de agosto de 2017
Quem é esse pokémon?



Young Adult ou New Adult? 

Há alguns dias atrás, publiquei um post falando dos dois primeiros livros da trilogia Firebird e esse texto, na verdade, os comentários dele, me deixaram com algumas dúvidas, pois eu disse que aqueles livros são young adults, mas algumas pessoas disseram ser new adults... E agora, Josefina? O que fazer? 
Como boa cria dos anos 2000, decidi pesquisar no Google e encontrei um post bem legal no blog Razão e Resenhas, super informativo, por favor, se puderem, leiam o texto da Viviane que está muito bom, então, vamos ao que entendi: 
Young Adult é um romance no qual a protagonista sempre é um adolescente, geralmente, mostra o ambiente escolar e/ou mesmo os dilemas desse período e das futuras responsabilidades da vida adulta. Traz relacionamentos amorosos como "descobertas", a importância da amizade e a construção da personalidade do protagonista. 
Já o New Adult tem personagens maiores de dezoito anos, entrando ou saindo da faculdade. As descobertas são todas referentes aos desafios da vida adulta e não mais a construção da personalidade, e sim a permanência ou desconstrução desta, há também o erotismo, o clima de descoberta sexual é perdido, abrindo espaço para as aventuras e talvez um relacionamento duradouro, ou não. 
Mais uma vez, quero frisar que tudo o que disse foi baseado no texto da Viviane e esse é apenas o meu entendimento. Sabendo disso, continuo sem conseguir classificar a trilogia de Claudia Gray, porque a protagonista e a história se encaixam em praticamente todas essas características, mas, sei lá... Acho que não importa muito se é young adult ou new adult... O importante é você gostar e se identificar com a narrativa, pelo menos, eu tô achando isso. Então, falei, falei, falei, falei e não falei nada! É nisso que dá entrar na vibe de uma pisciana... 

E vocês? Já se confundiram com esses ou outros gêneros/temáticas literárias? Gostam dessas classificações ou não ligam muito para elas? 

23 comentários:

  1. Tem muita gente que não sabe a diferença de New Adult e Young Adult. Que na verdade é a idade dos personagens e a situação que vivem.
    Excelente post ;)

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Eu já estava ligada nesses significados, mas as vezes é tanto classificação de gêneros literários que dá um bug nas nossas cabeças! Mas como você mesmo disse o importante é gostar da narrativa, e ler o que quiser! <3
    Muito bom o seu post!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Dentro dessa categoria adolescente eu sei que existe também o "Jovem adulto Maduro" Que são personagens que ainda estão no ensino médio, mas o livro já aborda assuntos pesados como suicídio, bullying, etc.

    ResponderExcluir
  4. Oi!!
    Quando entrei nesse mundo de blogueiros eu ficava em dúvida e também procurei no google e sanei minhas dúvidas, mas é comum algumas pessoas ainda confundirem os gêneros.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Ah esse post é maravilhoso Andrea, muita gente não sabe a diferença e acaba sempre confundindo tudo, é sempre bom termos algo assim que nos explique e tire nossas dúvidas, falta de informação sempre causa essas questões. Adorei entender melhor o assunto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Kkkkk...Adorei o post! Eu sempre fico na dúvida quanto a isso e por esse motivo nem coloco nas resenhas qual o gênero que o livro pertence, coloco um apanhado da história e o leitor decide. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oie, sempre me confundo com as classificações, mas acho que puxo mais para o new adulte, embora não gosto muito do clima herótico que eles trazem, gosto de histórias mais maduras, e são poucas as que leio envolvendo adolescentes.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto bastante de NA e YA, mas muita gente tem dificuldade em saber a diferença entre eles. Vejo muita classificação errada por aí. Acho que é bom pesquisar antes de falar sobre o gênero e não tiver certeza.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Não conheço a trilogia em questão, mas tem vários livros que se encaixam em mais de um gênero, isso é um fato. Bem, seja como for, o que importa é curtir, você está certa!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Sinceramente, nunca tinha pensado nessa diferença. Se uma sinopse me agrada eu quero ler a história. E agora que leio muitas resenhas fico mais interessada por determinados livros. Quanto à trilogia citada, eu não conhecia!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. No meu tempo estas definições eram muito mais fáceis kkkkk
    Tínhamos romance, policial, terror... sem estas subcategorias que confudem os ticos e tecos.... kkkk
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  12. Oi. tanto o Young quanto o New são para o público jovem, entendendo, por lei, que jovem vai até os 29 anos, só por isso que criaram essas nomenclaturas, para facilitar o mercado.

    ResponderExcluir
  13. Olá, menina, amei o post. Eu fiz um post sobre gêneros literários, devido a uma discussão que rolou entre amigos e acabei fazendo uma pesquisa. Não cheguei a diferenciar o new do young, mas gostei do post, pois sempre vi que algumas blogueiras faziam confusão e até eu mesma quando ia falar sobre o tema.Amei. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Adorei o post, esses dois gêneros confundem mesmo, eu vivo trocando rsrs
    mas somente a idade e as situações que diferenciam, o que as vezes parecem um pouco bobas rs' mas faz parte.. gostei de ler e saber mais sobre os dois gêneros!

    beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Admito que já me perdi algumas vezes, mas agora eu já fixei isso na cuca... huahuaua
    Mesmo assim, achei mega útil seu post informativo, porque a duvida existe pairando por aí!!!!
    Parabéns!

    Beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  16. Oiiii!

    Eu sempre me confundo em relação aos generos... Acho muito confuso as vezes... Adorei saber da sua pesquisa!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  17. Ooi
    Adorei o post! Já confundi os gêneros, mas já havia feito a pesquisa. Parece ser confuso mas, no final, acaba sendo simples, não é? Só levarmos em conta ambientação, idade, etc.
    Parabéns pela postagem! ❤

    ResponderExcluir
  18. Oi Andrea, tudo bem?
    Adorei seu post. Eu tinha muitas dúvidas sobre esses dois gêneros, mas aprendi a compreendê-los. Eu costumo classificar pela idade, sabe? YA são personagens mais novos e NA mais adultos, mas ainda tenho dúvidas com relação a alguns livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Assim como quando senti dúvida corri pro google e por isso, já sabia sobre as características desses dois gêneros, que por sinal gosto muito. No entanto, achei muito bacana sua ideia de postagem, porque ajuda outros que também tem essa dúvida.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Sempre rola confusão sobre esses gêneros. Na realidade, na minha opinião, acaba que os dois se sobrepõe. É muito difícil você classificar em um dos dois porque acaba que querendo ou não, eles fogem um pouco para o outro, por isso nunca uso essas denominações. Jogo logo no contemporâneo ou romance mesmo. Mas ótimo post para tirar as dúvidas <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Hahaha amei o nome da matéria e por um momento esperei encontrar um Pokémon mesmo, RS. Siimmm, ficava em dúvida tbm sobre o que seria cada categoria, mas sua explicação foi perfeita! Amei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?

    Adoro a série Firebird, rs. Ela é um YA, a personagem tem 16 anos e ainda está na escola. Se formos reparar na idade dá para distinguir bem um YA e de NA, mas acho muito bom reforçar essas diferenças.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá
    gostei do seu texto, eu não sabia dessa diferença entre os gêneros, mas concordo na parte em q vc fala: o importante é a leitura!!!

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D