12 de julho de 2017
[FILME] A Onda - Die Welle


Desde o ano passado, um colega de trabalho me falava a respeito desse filme, mas eu nunca dera grande atenção a ele até que, no dia 04/07, o Samuel disse: - Vamos ver um filme? - e ai pensei - Por que não esse? - E aquilo que parecia ser um tiro no escuro, tornou-se uma experiência incrível e rendeu altas conversas filosóficas entre nós... 
Die Welle é uma produção alemã, lançada em 2008 direto para televisão, e conta a história de uma turma de ensino médio aprendendo, em um projeto escolar, o que é autocracia.
Rainer Wenger é um professor de Educação Física e Sociologia, o típico profissional adorado pelos alunos por seu estilo bad boy e vilipendiado pelos colegas por causa disso e durante uma semana temática pretendia trabalhar a ANARQUIA com seus alunos, porém fica com AUTOCRACIA, algo que o desmotiva um pouco. 

Nosso amigo Google diz que Autocracia é "poder ilimitado e absoluto", "regime em que o governante detém esse poder".


Mas vendo o interesse dos alunos, Rainer decidiu fazer um "experimento social" com eles criando um sistema autocrático no microcosmos da sala de aula. Ao longo da produção, vemos como esses jovens vão lidar com essas mudanças que modificarão também suas vidas pessoais. 

A Onda foi o nome escolhido pelos próprios alunos para esse novo "sistema" ao qual eles fazem parte. 

Nós, espectadores, também teremos a oportunidade de ver uma espécie de metonímia acontecendo na tela, mostrando-nos como funciona, de fato, a instauração de uma autocracia. Como dito acima, não imaginávamos que o filme fosse tão dramático e reflexivo. Não vou dar detalhes, porque o interessante é ver o desenrolar dos acontecimentos pela primeira vez, de verdade, essa experiência será incrível e se você nunca se interessou por política ou engenharia social, vai começar... 
A trilha sonora do longa e as atuações são muito boas e nos colocam cada vez mais perto do contexto da narrativa. Uma informação curiosa é que esse filme foi baseado em um livro homônimo e em um experimento social real feito por um professor norte-americano em 1981. 
Com certeza, esse longa mudou minha visão de mundo acerca de nossa sociedade, acredito que todo mundo deveria vê-lo e se você for educador, como eu, apresente-o a seus alunos e discuta com eles, vai valer a pena. 


22 comentários:

  1. Oi, Andrea!
    Eu já assisti esse livro e confesso que o comportamento dos alunos me assustou um pouco. às vezes parece que as pessoas levam a sério demais as coisas e acabam ficando meio fanáticas. Muito medo disso.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  2. Oiii Andrea tudo bem querida?
    Eu me lembro que assisti uns anos atrás esse filme e gostei muito, retrata de certa forma muitas coisas que a nossa sociedade/escola principalmente enfrentam e que muitas vezes são deixadas de lado, ótima dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia o filme mas agora eu preciso assistir, fiquei muito curiosa para saber como os alunos vão levar isso tudo e ver no que vai dar. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse filme ou ao menos não estou lembrando. Achei interesse o filme abordar o comportamento dos alunos, retratando a nossa sociedade. Parece ser um filme reflexivo. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu não conhecia esse filme, mas gostei bastante do tema e parece que o desenrolar da trama ficou muito bem construído.
    Espero ter oportunidade de assistir dia desses.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  6. O filme parece ser muito interessante e pelo que você coloca, deve ter várias surpresas no meio do caminho.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Não conhecia o filme, confesso que quando li o título pensei que seria algo relacionado ao nazismo. Acho que a obra fala de temas e aborda situações que muitos vivenciam hoje em dia. Adoraria assistir e ver o comportamento dos alunos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia este filme ainda mas não quero perder a oportunidade de o ver, e rapidamente!!! Fiquei mesmo com muita vontade de assistir!

    Acho muito intetressante o tema, e a forma como as personagens acabam por refletir a "vivencia" da aula nas suas vidas pessoais!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, ainda não conhecia esse filme, mas depois de ler suas considerações sobre ele eu já fiquei com muita vontade de assistir. O tema é bem interessante, ainda mais por ter bases reais.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Nossa, que interessante, criar a autocracia como projeto escolar, rs. Achei bem legal a abordagem do professor e fico imaginando como isso deve ter se desenrolado. Adoro questões sociais!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Eu não conhecia esse filme, mas gostei da proposta, bem rico. E se é baseado em um livro que traz experimento real e você indica para professores, já vou assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Andrea, não conhecia o livro, mas a indicação para escolas me chamou atenção, ainda mais pelo "experimento" proposto pelo professor da ficção. Vou anotar a dica
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. Olá Andrea, apesar de ter visto esse título e reconhecer, não tive a oportunidade de ver, mas parece muito interessante, e um filme que é reflexivo o que deixa curiosa. Bjkas

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o filme, mas ele tem um enredo muito interessante, então assim que possível irei assistir!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, o filme parece interessante.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu assisti a esse filme em uma aula de sociologia no pré-vestibular, lá em 2014, e lembro-me dele até hoje pela excelente abordagem do tema que ele tem. Com certeza é um filme que nos da o que pensar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Andrea ^^
    Vi esse filme durante uma aula na faculdade e levantou tanto debate que todos os alunos da sala tiveram a sua parcela na discussão sobre a cerca do quanto o ser humano pode ser condicionado. Foi de consciência geral que os professores podem sim afetar a vida de seus alunos, eles são modelos. Tendo uma escola autoritária contribui para a imagem de autoridade e guia dos alunos.
    Foi um tremendo choque esse filme que com toda a certeza deveria ser passado nas escolas públicas. É um aprendizado de campo para todos!
    Fico feliz em saber que você se abriu para ver essa película que considero necessária para todo estudante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi. Assisti a esse filme e a versão mais antiga (não lembro o ano), mas não sabia que tinha livro também.
    Lembro que fiquei chocada ver como os alunos foram sendo convencidas tão facilmente. E mais duro ainda perceber em como isso aconteceu com tanta gente que acabou "concordando" com as medidas terríveis tomadas pelos nazistas. É algo importante para se refletir.

    ResponderExcluir
  19. Lembro que vi este filme em sala de aula, só não me recordo se foi no curso técnico ou na faculdade... Mas enfim, eu gostei bastante da crítica que essa história traz e sempre que posso o recomendo a alguém.

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? ADORO, ADORO demais esse filme, primeiro por ser uma produção alemã, e segundo por toda a mensagem que ele passa. Na verdade esse filme meio que veio como uma justificativa para um fato histórico que muitos criticam e que não tinha muita explicação, mas que "cegou" um país inteiro. É categórico refletir e analisar o comportamento da sociedade e todo ano quando tenho oportunidade vejo sempre. Ótima indicação!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Nunca ouvi falar nesse filme e confesso que não faz muito o estilo de filme que costumo assistir. No entanto, a premissa dele é bem interessante e às vezes é bom assistir coisas diferentes né. Anotarei a dica para assim que surgir a oportunidade, espero gostar.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá! Achei bem interessante a temática. Vou tentar assistir também.
    Com certeza, transmite uma bonita mensagem, vale a pena, bjo

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D