12 de junho de 2017
Oliver Twist - Charles Dickens

     Até esse ano, na verdade, até o mês passado, eu ainda não tivera oportunidade de conhecer a narrativa de Dickens, mas após ver um vídeo no canal Tiny Little Things e de ver uma personagem de Anne Rice falando muito bem do autor, fiquei curiosa, pesquisei, sorteei alguns títulos e o primeiro deles foi Oliver Twist. 
Nesse livro vamos acompanhar a "biografia" da personagem-título, um menino órfão na Inglaterra do século XIX que sofre muitas adversidades e injustiças, sendo testado a todo momento pela vida sem nunca perder, contudo, sua inocência e boa índole. 
A narrativa faz um panorama bem crítico e ácido acerca da sociedade da época. Oliver é sempre escurrassado pelas pessoas que se auto-intitulavam as mais "generosas" e é sempre alvo se intrigas e inveja. 
Logo no início do texto, o narrador, figura sagaz e constante, deixa clara sua intenção de descobrir conosco a verdadeira identidade do protagonista. Para aqueles acostumados às narrativas românticas esse final pode ser piegas, mas a forma como ele é construído parece ser uma fórmula pré-estabelecida por essa escola literária. 
Não falei muito a respeito da história em si, porque é importante cada um ler e tirar suas próprias conclusões, porém preciso ressaltar a crítica mordaz do narrador que não é nada sutil e por isso pode tornar-se um pouco cansativa ao longo das mais de quinhentas páginas do romance. 
No mais, Oliver Twist é uma história de superação muito bem contada e arquitetada nos moldes românticos, assim: "Tudo acaba bem quando termina bem". 


13 comentários:

  1. Também já li esse e é ótimo mesmo. Mesmo sendo uma narrativa simples, é muito forte e é incrível como mantém um bom equilíbrio entre ser momentos leves e pesados.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Não costumo ler muitas biografias mas essa despertou meu interesse por ser narrada por uma criança deve ser muito emocionante, já anotei a dica ♥

    ResponderExcluir
  3. Também nunca cheguei a ler nada de Dickens, o que é uma verdadeira vergonha para açlguém que trabalha no meio literário... Admito que são poucos os clássicos que li, gosto muito mais dos nacionais. Levando em consideração todas as mensagens que o livro deve passar, o final ser simples é o de menos. ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu não li. Tenho aqui mas o que me incomoda muito é o linguajar que faz com que logo abandone.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oie amores,

    Ainda não tive a chance de ler nada do autor nem essa belezura... mas vou anotar a dica aqui pra uma primeira oportunidade.


    Beijoka!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    A história, o contexto, tudo parece bem interessante, porém não é do meu gênero esse tipo de leitura. Vou anotar a dica, e passar para os amigos.

    Beijos
    Laneh Martins

    ResponderExcluir
  7. Oláaaa! Já ouvi falar muito de Dickens. Mas nunca li nenhum livro dele.
    Achei interessante a premissa do livro! Vou ver se encaro essas 500 paginas um dia. Espero gostar. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ainda não li nada do autor e confesso que até ler sua resenha não leria por preconceito. Achei a ideia desse livro muito interessante e o autor parece ter trabalhado a trama muito bem. Vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie, nossa, é um livro bem grande, mas gostei de saber que é uma história que parece bem bonita, cheia de aprendizados e superação. Está na minha lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Bom eu já ouvi falar muito do autor, mas sinceramente nunca tive curiosidade em conhecer suas histórias, pode ser até loucura, mas a curiosidade não bateu haha. Acredito que a história seja muito boa e cheia de superação e aprendizado, mas não é uma leitura que me dá vontade de ler. Xero!

    ResponderExcluir
  11. Olaaa
    Ja ouvi falar do autor, mas não curto muito o tipo de leitura proposta.
    A curiosidade não bateu aqui agora kkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Andrea, sua linda, tudo bem?
    Eu gosto muito do famoso Um Conto de Natal do Dickens. Esse clássico eu só vi o filme, mas pretendo ler o livro também. Mesmo com uma narrativa um pouco cansativa, vale muito a pena, é uma obra inigualável. Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D