30 de novembro de 2016
Os Corvos de Avalon - Marion Zimmer Bradley e Diana L. Paxton



"Por que seriam os derrotados a ter sempre as melhores canções?"

Quase um ano depois da leitura de Os ancestrais de Avalon, vamos retomar a nossa saga favorita, dessa vez, tendo os povos celtas como protagonistas e as conquistas romanas como conflito central. 
Os corvos de Avalon, tal como seu antecessor, foi totalmente escrito por Diana L. Paxton, pois Bradley já estava muito doente quando ambas pensaram no esboço do enredo. É narrado em terceira pessoa e traz  fatos históricos que ocorreram nas Ilhas Britânicas entre 40 e 60 d. C. 
Narra a história de Lhiannon e Boudica, duas jovens celtas moradoras da comunidade druida comum a todas as tribos de Inglaterra. A primeira é uma jovem sacerdotisa que almeja um lugar de destaque em sua comunidade. A segunda é uma jovem princesa enviada pelo povo iceno para aprender a sabedoria druida e tornar-se uma boa governante, visto que eles valorizavam as opiniões das mulheres e as reconheciam como soberanas. 
No início, as moças não têm grandes afinidades, mas, em Avalon, durante os ritos de passagem de Boudica, ambas as mulheres tornam-se amigas e esses laços permanecerão por toda a vida. 

"Nenhuma ação de um coração corajoso é perdida."

Porém, nem tudo são flores, na verdade, as tribos bretãs estão passando por um momento muito difícil, pois os Romanos chegaram as Ilhas e praticamente todos os chefes dos clãs perceberam não serem capazes de lutar contra essa potência militar. É nesse contexto que Boudica decide casar-se com o rei iceno Prasutagos e Lhiannon apoiar a causa do rei Caratac, único a rebelar-se contra Roma. 
Ao longo da narrativa, vamos acompanhar os encontros e desencontros das amigas e suas lutas pela preservação de sua cultura e liberdade, tudo isso, é claro, tendo o espectro de Avalon sempre a espreita e com os deuses moldando o destino dessas vidas... 

Agora, por que Os "Corvos" de Avalon? 

Durante todo o livro, as personagens são observadas por corvos que se banqueteiam com a carne das pessoas mortas nas batalhas. Nas culturas celtas, a deusa da guerra, Morrigan, é chamada de A senhora dos corvos e Boudica consegue incorporar a divindade antes de iniciar suas batalhas sangrentas. 
Quando os romanos invadem a aldeia druida, estes estupram quase todas as sacerdotisas e várias engravidam, em A Casa da Floresta (continuação) os meninos gerados por esse ato formam A Sociedade dos Corvos, os filhos da guerra que, aparentemente, protegerão os druidas de novos ataques. 

"Os corvos são os verdadeiros vencedores. Não querem saber de quem é a carne que comem." 

Como dito no início, parte desse romance é baseada em fatos históricos. A rainha Boudica realmente existiu e foi a única capaz de unificar alguns  clãs bretões, mas não conseguiu vencer os romanos e sucumbiu. 
A própria autora, ao final, disse não entender o porquê de os deuses terem permitido tamanha destruição dos povos celtas, algo que fica claro no texto, porque a possível "razão" para os desígnios divinos não fica bem expressa e pode dar margem à várias interpretações. Eu, por exemplo, acredito que em parte os bretões receberam um certo castigo por terem invocado a ira da deusa Morrigan e não sua sabedoria como deusa da guerra, mas esta é apenas mera conjectura, quem está acostumado com os livros da série Avalon, sabe que cada ação traz uma consequência para as gerações futuras e talvez as razões da queda dos povos celtas sejam melhor explicadas nos próprios volumes, ou não...
Só posso dizer que esta foi mais uma leitura fascinante desse universo esplêndido e encantador. Caso você tenha se interessado por essas histórias, nesse post fiz uma lista de todos os livros da série em sua ordem cronológica  para leitura.  

"Roma não dá às nossas mulheres nem mesmo a pouca liberdade que permite aos nossos homens. Mas em tempos, uma mulher fez frente ao poder de Roma e, durante um terrível e brilhante Verão, a vitória foi sua." 

Um grande beijo e até a próxima! 

38 comentários:

  1. A-M-O licvros baseados em fatos históricos. Acho um máximo quando um autor se dá ao trabalho de escrever um livro como esse.
    Sempre tive curiosidade com tudo que é Avalon e acredito que esse livro seja uma ótima leitura.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esse livro é incrível mesmo! Pesquisei mais a respeito da rainha Boudica e a história dela é maravilhosa!
      Bjss

      Excluir
  2. Amo livros com esse estilo, achei super interessante e o enredo é muito bom.♥
    Volto amanhã com as postagens no blog.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nossa, achei bem interessante o livro. Esse fato de mesclar ficção com história é surpreendente.
    Adorei a resenha ^^
    Bjs!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ric! Tudo bem?
      Esse livro é ótimo! Que bom que gostou! =)
      Bjss

      Excluir
  4. Eu me sinto mal de ainda não ter lido nenhuma fantasia que misturasse povos celtas e tal, me falam tão bem. Por exemplo, eu nem conheço essa série. Mas me interessei. Vou procurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, menina! Marion Zimmer Bradley é referência nesse tipo de fantasia! Vale muito a pena! =)

      Excluir
  5. Andrea como vai querida?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, gostei muitíssimo da sua resenha, mas não rolou o amorzinho aquele sabe?
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgs! Vou bem e você?
      Que pena que não gostou! =/
      Bjss

      Excluir
  6. Olá!
    Eu sou muito fã de Marion Zimmer e este não tinha ouvido falar e pelo que tu fala é uma especie de continuação de Brumas de Avalon? Nossa! Já vou procurar pra comprar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê!
      Então, esse livro é uma história anterior às Brumas, é uma série que a autora criou para contar o surgimento de Avalon etc.
      São vários livros e esse é o quarto.
      Bjss

      Excluir
  7. Ola, tudo bem?
    Amo livros que são baseados em fatos históricos, e se é romance então me ganha. Dica super anotada. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim e você?
      Ah, os romances da Bradley são sempre assim, perfeitos!
      Bjss

      Excluir
  8. Minha vontade de ler os livros da autora só aumenta, mas quero tentar ler em ordem. Logo vão-se anos para achar todos os livros haha

    abraços, http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu fiz uma postagem no ano passado, que deixei linkada nesse post, com a ordem cronológica de leitura dessa série. Vale muito a pena, são narrativas muito bem escritas e ricas!
      Bjss

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    No momento não sei se leria o livro, mas achei bem legal ele ter sido em parte baseado em fatos históricos!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem sim e você?
      Espero que possa lê-lo em algum momento!
      Bjss

      Excluir
  10. Oii, tudo bem?
    Eu nunca li nenhum livro da série :P Talvez algum dia eu leia, pois são aqueles livros que todos comentam e se você ainda não leu, fica perdido ahahahah
    Inclusive, também fiquei um pouquinho perdida na resenha hahah. Mas acredito que isso se deva ao fato de não ter lido nenhum dos livros e da história ser rica em detalhes.
    Mas deu para perceber que você curtiu bastante a leitura.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim e você?
      Essa série, ao todo, é composta por doze livros, além de se passar em épocas completamente diferentes então, realmente, é mesmo rica em detalhes.
      Espero que possa lê-la um dia.
      Bjss

      Excluir
  11. Não conhecia a série, tem haver com as brumas de Avalon? Gostei do enredo, por isso agradeço pelo cuidado em fazer uma postagem onde eu consiga pegar a ordem correta da série.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. É uma história paralela às Brumas, fala do passado de Avalon. ^^
      Bjss espero que possa fazer essa leitura!

      Excluir
  12. Adoro livros que retratam fatos históricos, acho surpreendente o autor misturar a ficção com a realidade.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a autora fez isso com maestria e nos dá muita vontade de pesquisar a respeito da figura histórica protagonista da história.
      ^^

      Excluir
  13. Olá.
    Minha tia me indica fortemente os livros da Marion, ela é apaixonada por essa autora. Assim que eu tiver a oportunidade irei querer conhecer sobre a história que essa autora criou.
    Saber que o livro foi baseado em fatos históricos dá uma emoção a mais no livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua tia tem um ótimo gosto literário! ^^
      Espero que faça essa leitura e goste tanto quanto eu!
      Bjss

      Excluir
  14. Pela sua resenha essa parece ser mesmo uma leitura fascinante!! É a primeira resenha que leio sobre esse livro e você já conseguiu me deixar curiosa pela leitura!! Dica anotadíssima :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Gabrielly!! Espero que possa lê-lo em breve!
      Bjss

      Excluir
  15. Noooussa!! Excelente resenha!! Muito bem escrita e instigante *____* Eu já tava meio curioso com ele por causa das vezes que vc comentou comigo... agora deu mais vontade ainda de pegar pra ler '-'

    Querooooo!! shuahsauhsau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, fico feliz que tenha gostado! Sua opinião conta muito!! *___*
      Esse livro é ótimo, na verdade, todos da série Avalon o são!
      =)

      Excluir
  16. Olá, tudo bem? Nossa sou super fã de livros históricos ainda mais com mitologias. Confesso que me interessei pela série, mas medo de olhar e ela ser enorme haha Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol, tudo bem sim e você?
      Ah, menina, assim... A série é composta por doze livros, sendo que um deles "A espada de Avalon" não editado por aqui... Estou procurando por ele!
      É uma saga longa, mas vale a pena, nossa, e como vale!
      Bjss e obrigada!!

      Excluir
  17. Olá!
    O que mais me chamou a atenção desse livro é que o romance é baseado em fatos históricos, adoro histórias que usam esses artifícios! Fiquei bem curiosa com essa trama e morrendo de vontade de realizar essa leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê!
      Menina, então, quando tiver tempo, pesquise sobre a rainha Boudica, isso vai te deixar com mais vontade ainda de ler Os Corvos de Avalon!
      Bjss

      Excluir
  18. oiii, Andrea. Tudo bem?

    A capa é muito interessante, chama logo atenção. E gostei muito do fato de ser um romance histórico, fiquei bem curiosa. A trama parece mesmo fascinante. E gostei muito a forma que você organizou a resenha, pois nos deu uma visão geral do livro.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, tudo bem sim e com você?
      Que bom que gostou da resenha! Esse livro é mesmo maravilhoso, mas não é de todo histórico, ele é apenas baseado em fatos históricos, tem bastante fantasia nele.
      Bjss

      Excluir
  19. Oii, tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro dessa autora, tenho aquela série as brumas de Avalon em duas edições mais antigas, ouço muita gente falando muito bem. Eu gostei bastante da premissa dele na resenha e se eu tiver a oportunidade certamente lerei, pois adoro histórias sobre o povo celta.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mary!
      Ai, menina, duas edições de As Brumas? Que sonho!! *____*
      Leia logo, porque são histórias incríveis!!
      Que bom que gostou da resenha e do blog! =)
      BJss e obrigada!

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D