22 de setembro de 2016
Emma - Jane Austen


Olá, meus queridos! Hoje vamos falar de um dos livros de Austen que mais divide opiniões e, sinceramente, todas as pessoas que acompanho, ou em blogs, ou no youtube, que leram não gostaram muito e têm Emma como o livro "mais chato" da autora, algo que preciso discordar, porque eu o AMEI  e, até o momento, considero Mansfield Park como a mais pedante das quatro obras lidas até o momento. 
Antes de alguém achar estranho, sim, eu me propus a ler, ao longo de todo o mês de setembro, as obra de Jane Austen. Por causa de meus problemas de saúde, acredito que não terminarei esse projeto no dia 30, como pretendia, mas lerei todos os romances e, quem sabe, algumas novelas também! Agora, vamos à Emma. 
Nesse livro nos será contada a história da protagonista cujo nome está no título. A moça tem seus vinte anos, bela, rica e muito bem relacionada, vive em uma cidade no interior da Inglaterra oitocentista e tem como hobbie fazer excelentes casamentos, detalhe, ela acha que tem esse "dom" pelo simples fato de sua melhor amiga e ex-governanta ter-se casado depois de uma "sugestão" dela. O livro é dividido em três partes chamadas de volumes e em cada uma delas veremos uma tentativa de Emma em casar sua mais recente amiga, Miss Harriet Smith. 
O engraçado é que nossa protagonista pensa ser extremamente inteligente e sagaz, porém, está sempre metendo os pés pelas mãos e acaba usando a pobre Miss Smith como um joguete, algo que não gostei nem um pouco, pois para Emma os sentimentos da amiga são irrelevantes, o que vale mesmo é o cabedal e status do noivo, detalhe que fica bem claro quando ela "obriga" a outra a recusar uma proposta de casamento vinda de um rapaz que Smith gostava de verdade, mas que não tinha os pré-requisitos necessários para a aceitação de Emma. 
 Durante os três momentos da história, veremos a moça engajada em conseguir um casamento para a amiga e tendo suas expectativas frustradas pelas decisões das outras partes envolvidas que acabam surpreendendo a Emma e a nós leitores, mas a pior provação é quando a moça descobre estar verdadeiramente apaixonada pelo mesmo homem que sua amiga está, e agora o que fazer? Deixar os dois ficarem juntos uma vez que não há mais ninguém ideal para Miss Smith, ou esquecer os escrúpulos e entregar-se à paixão mesmo sabendo que a amiga perdeu várias chances de casar-se por causa dela? 
Esse romance, em minha humilde opinião, é hilário. Adoro o modo como Emma lida com as situações e como as surpresas alteram drasticamente os planos feitos pela mesma. Outro ponto que me fez gostar ainda mais desse livro é o fato dele ter inspirado o filme "As patricinhas de Beverly Hills" e eu amava essa produção quando criança! Há algumas partes chatas nessa narrativa? Sim, não vou negar. As descrições de como organizar um bom jantar são muito arrastadas, só que nem se comparam com os vários capítulos, ou melhor, todo o enredo do romance anterior, por isso, digo e repito: para mim, Emma é o segundo melhor livro de Austen e só perde para Orgulho e Preconceito porque esse é amorzinho eterno e incontestável!  

14 comentários:

  1. Gosto de livros que mostram protagonistas com personalidade e que a história ainda trás algo divertido.
    Emma parece fascinante e com certeza um excelente livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helana!
      Também adoro livros assim e acredito que você vá gostar de Emma.
      ^^

      Excluir
  2. Oie Andrea, tudo bem? Não li Emma, preciso ler, adorei sua resenha. Também ouço falar muito mal dele, hahah...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cecy!!
      Tudo melhorando e com você?
      Olha, só digo isso: leia para tirar suas próprias conclusões, porque eu tive uma opinião muito diferente de pessoas que considero bastante, então, tudo é uma questão de gosto. Eu adorei!! =)

      Excluir
  3. Oi, Andrea!
    Primeiramente, desejo melhoras para a sua saúde ;)
    Ele parece ser bem interessante, e pelo que você disse, não vejo por que alguns podem achar esse livro tão ruim...
    Bjs!

    -Ricardo, Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ric!
      Obrigada!! Também espero!
      Pelas resenhas que você faz, não sei se as obras de Jane Austen são do seu gosto, mas se um dia quiser se aventurar nos romances de época, recomendo Emma e Orgulho e Preconceito. =)
      Bjss

      Excluir
    2. Então... Eu tenho vontade de ler porque é um clássico e tudo o mais, mas ao mesmo tempo tenho medo de sair da zona de conforto e acabar não gostando da obra... Mas um dia!

      Excluir
    3. Ah, Ric, você só vai saber depois de ler... Porque a resenha ajuda, mas as experiências de leitura são muito singulares, por isso, espero que você leia mesmo e depois me diga o que achou!!
      =D

      Excluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Sou completamente apaixonada por esse tipo de livro, onde traz a mulher como personagem principal. Incrível mesmo! Dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgs!
      Acho que você vai gostar mesmo dele! hahahaha
      Bjss

      Excluir
  5. não sabia que As patricinhas era uma releitura 'moderna' de Emma. Eu curtia o filme quando criança haahhahaha
    bem, ainda não li Emma, na verdade, por não curtir muito o gênero e fazendo exceção por ser clássico, só li Orgulho e preconceito da autora, mas pretendo ler Persuasão e Razão e sensibilidade, que já possuo no acervo... caso eu goste, o próximo será Emma...
    e espero fazer parte do time que vai curtir a obra hehehehe
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, menina! Revi logo depois da leitura e é muito legal ver trechos do livro aparecendo no filme, até as falas são bem parecidas! ^^
      Eu adorei muito mesmo Emma e estou lendo Persuasão e estou gostando também!
      Espero ver no seu blog esses livros.
      Bjss

      Excluir
  6. Não sou muito fã de livros de época de ficçao, mas devo dizer que essa premissa de fato me interessou. Quero conhecer a Emma rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabella!
      Espero que você leia e goste da leitura tanto quanto eu!
      Bjss

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D