9 de agosto de 2016
As Horas Nuas - Lygia Fagundes Telles



Olá, pessoal! Mais uma vez falaremos a respeito de um livro d Lygia Fagundes Telles porque essa mulher é simplesmente sensacional, sua escrita é deliciosa e suas histórias não muito instigantes, além de sempre nos mostrarem um panorama da sociedade brasileira da época, algo que muito me encanta e que acho importantíssimo em qualquer obra literária. 

Rosa Ambrósio é uma atriz decadente, alcoólatra, beirando os sessenta que está desesperada por causa disso. Descobrimos através de suas divagações que seu marido, Gregório, morreu há três anos, seu amante e, posteriormente, namorado, Diogo, a abandonou, sua filha Cordélia não é muito presente e adora relacionar-se com homens bem mais velhos (algo que Rosona desaprova) e os únicos que não abandonaram o barco foram sua empregada, Dionísia, uma mulher extremamente religiosa e o gato Rahul. Quando o faco narrativo está com Rosa, vemos um pouco de seu passado e as angústias de seu presente, tudo um pouco desconexo e as vezes confuso, lembrando que ela está praticamente o tempo todo bêbada... 
Outra personagem que possui uma voz no livro é o gato Rahul! Sim, o gato pensa, reflete e se lembra de suas vidas passadas quando era um homem! É muito legal ter acesso aos pensamentos dele e de ver como se ressente por Rosa tê-lo castrado... O gatinho também vai nos mostrar seu ponto de vista com relação a morte de Gregório, na verdade, suicídio e como ele quer que a dona se recupere logo, afinal, depende dela para sobreviver. Uma coisa interessante é que Lygia Fagundes Telles ama gatos, em todos os livros dela há algum gatinho como mero "figurante", e aqui ela dá a essa criatura uma voz e uma forma de exteriorizar seus possíveis sentimentos. Mas, tanto Rahul quanto sua dona mostram apenas seus cotidianos e é através disso que chegamos a Ananta, terapeuta de Rosa, muito reclusa e misteriosa... 
Ananta também tem uma voz na narrativa e o que ela nos conta é surpreendente: a moça acredita que o morador do apartamento a cima do seu transforma-se em um cavalo, mas em momento algum ela tenta descobrir quem é essa pessoa e mais nenhum morador do prédio suspeita ou comenta a respeito e quando a jovem psicóloga desaparece, ninguém sabe o que aconteceu, como, quando e parece que ninguém se importam realmente com isso além do primo dela... 
As Horas Nuas seria o título da autobiografia que Rosa Ambrósio gostaria de escrever e nunca escreve, traz personagens confusas, ambíguas e várias referências ao que estava ocorrendo nos anos 80, como: a descoberta da AIDS, a queda da ditadura militar, os movimentos feministas, a criação da Delegacia da Mulher e toda a frivolidade do burguês médio que vê-se engolfado por tantos problemas e situações e não consegue resolver nenhuma delas...
Quanto ao mistério... Havia mesmo esse homem que se transforma em cavalo? O que foi  feito de Ananta? Seria o gato Rahul uma testemunha? Quem sabe! Em se tratando de Lygia Fagundes Telles, tudo é possível...


24 comentários:

  1. Oi, Andrea, como vai?
    Realmente, Lygia Fagundes Telles mostrando todo seu potencial. Ela é única! Suas histórias são totalmente diferentes de qualquer outra, sua escrita é cativante e a verossimilhança com a realidade é imensa.
    Mais um livro dela que já quero ler kkkkk OBRIGADO

    Beijos!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo! Estou bem e você?
      Ah, a cada nova história só tenho mais admiração por essa autora! Sério, você precisa lê-la o quanto antes! =)
      Bjss

      Excluir
  2. Eu acho essas capas da Companhia das Letras simplesmente fantásticas, são tão unicas e ainda assim "casam" entre si. Lygia é uma autora magnifica e que consegue contar sua história no meio de fatos importantes para o nosso país, isso é tão bom e torna ela uma autora unica! Li esse livro tem algum tempo, me lembro de alguns trechos que me arrancavam sorrisos, principalmente nas reflexões do gatinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Essas capas são maravilhosas e perfeitas para os livros da Lygia Fagundes Telles! A cada nova história fico mais encantada com a genialidade dela! =)

      Excluir
  3. Olá
    Não conhecia a autora. Fiquei muito curiosa quanto a obra, ainda mais porque você citou que há um mistério (algo que amo bastante) e um gato com visão na história.
    Amei.

    Abraços
    http://aguardandoogatobranco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita!
      Não conhecia Lygia Fagundes Telles?
      Mulher, você precisar ler os livros dela, sério, são incríveis!
      =)

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Sou louca para ler Lygia, quero começar pelo livro "As Meninas", todo mundo elogia muito. Adorei o livro do post, gostei muito da premissa e também entrou para minha lista. Ótima resenha.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim e você?
      Ah, As meninas é muito bom! Também fiz resenha dele aqui no blog. =)
      Obrigada pelo elogio!
      Bjss

      Excluir
  5. Olá! Não conhecia o livro nem a autora. Fiquei curiosa com a história depois de tantos elogios, apesar de ter achado um pouco confusa e estranha. Gostei de sabermos os pensamentos do gato, isso me intrigou mais ainda. rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila!
      Obrigada pelo comentário!
      Telles tem essa habilidade de deixar a narrativa um pouco confusa para um leitor desacostumado com os discursos livres, mas são histórias maravilhosas. Aqui no blog já resenhei vários outros livros dela, inclusive um de contos, se quiser começar a lê-la, indico o livro Antes do Baile Verde.

      Excluir
  6. Olá,

    Já conhecia a autora, mas nunca li nada dela. Gostei muito do enredo da história e da construção dos personagens que parece ser muito boa. Eu adoro gatos, então já estou aqui curiosa para saber como será os pensamentos dele na trama, espero só não me confundir muito na leitura.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivianne!
      Olha, sou suspeita para falar porque adoro todos os livros da Telles, mas confesso que se você não está acostumada com os discursos indiretos, é melhor começar pelo livro de contos "Antes do Baile Verde".
      Bjss

      Excluir
  7. Oiii, como vai?
    Menina eu não conhecia a autora assim pelas suas obras, porém já tinha escutado seu nome e lido em diversos lugares, eu quero dizer que essa obra realmente me agradou, parece ser um clássico e bem fora do comum, dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgs, tudo sim e você?
      Menina, você precisa ler Lygia logo, logo!! Tenho certeza de que vai amar!
      =)
      Bjss

      Excluir
  8. Nunca li nada da autora, apesar de conhecê-la. A obra parece ser bem legal, me agradou. Vou anotar a dica e colocar na minha lista de leitura :D

    madminds.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia!
      Espero que possa ler o quanto antes porque quando começar, não vai querer parar mais!
      =)

      Excluir
  9. é sempre bom visitar blogs e encontrar autores do naipe de Lygia sendo resenhados... ganhei meu dia hehehe *--*
    sobre o livro, ainda não li esse e fiquei mais que mega interessada na história... tô comprando a obra dela aos poucos mas quando encontrar esse título, ele vai ser lido antes de uns dois que já tenho aqui... curti a ideia do gato ter 'fala' na história e sair do 'coadjuvante/figurante' pra figura importante na trama...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Val! *___*
      Que bom que gostou da resenha! Estou lendo os livros por edições que encontro na biblioteca da faculdade, mas sei que os valores dessas obras estão bem salgados... Espero que possa ler logo e faça resenha no seu blog!
      Bjss

      Excluir
  10. Não li nada da autora ainda, mas se minha memória não está falhando, eu li uma outra resenha, só não sei se foi deste livro. De qualquer forma, o enredo me pareceu interessante, seria uma leitura boa para conhecer a escrita dela.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Provavelmente, você leu aqui! kkkkkkkk
      Nos últimos meses li muitos livros dessa autora! Espero que possa ler também!
      Bjss

      Excluir
  11. OOi!
    Nunca li nenhum livro da autora, mas já li várias frases maravilhosas. Dai já imagino que a escrita dela seja ótima. Não conhecia o livro, mas, a história parece ser bem interessante. Dica anotada!
    Ótima resenha!

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catrine!
      Obrigada! Se você gosta das frases da Lygia Fagundes Telles, vai se apaixonar pelos romances então! =)
      Bjss

      Excluir
  12. Oi. Estou lendo esse livro atualmente e confesso que está meio complicado, porque não estou acostumada com esse estilo de escrita, é bem diferente. E pelo visto não dá para ser uma leitura rápida, o que tem me atrasado em matéria de resenha, mas não pretendo desistir, espero que consiga terminá-lo :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Como li As Meninas, antes desse livro, não achei As Horas Nuas difícil, mas para quem não está acostumado com discurso indireto livre, ele pode ser um desafio mesmo, mas não desista! A história é muito legal e as partes do Rahul e da investigação em torno de Ananta são as melhores!!
      Vou ficar de olho no seu blog e aguardar sua resenha!
      Bjss

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D