18 de março de 2016
A casa das sete mulheres



Em 20 de setembro de 1835 teve início a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, evento, até hoje, considerado como a maior guerra civil de nosso país. 
O general e grande idealizador do conflito, Bento Gonçalves da Silva, decide enviar para o interior do Rio Grande todas as mulheres de sua família a fim de protegê-las do conflito que estava se aproximando. É a partir dessa ideia que desenrola-se toda a história de A casa das sete mulheres, mostrando-nos os problemas, pensamentos, conflitos e angústias de D. Antônia, D. Ana, Maria Manuela, Caetana, Perpétua, Rosário, Mariana e Manuela, sendo que, esta última é a única personagem a possuir uma voz  relatando, através de seus cadernos, o futuro dessas e de outras personagens, bem como seus próprios sentimentos e escolhas que a eternizaram na memória popular como "A noiva de Garibaldi"
Acompanhamos durante toda a leitura, de um lado a revolução e do outro a vida dessas mulheres e, com certeza, as mais "agitadas" são as das irmãs Rosário e Manuela, pois uma apaixona-se por um fantasma e a outra por um paladino da guerra. Além desses romances fadados, há um grande sentimento de aflição que permeia toda a obra. O ambiente claustro onde as protagonistas femininas se encontram, aliado à angústia de verem seus homens partindo para a guerra sem retornar, torna cada vez mais evidente a completa impotência delas, o que só aumenta o desespero e o medo de enlouquecerem ali, sozinhas. 
Do começo até metade do livro, temos uma narrativa bem desenvolvida, ágil, repleta de ação, até mesmo na estância onde se encontram as sete, visto que estas tentam levar uma vida "normal" em meio a guerra, mas, quando próxima do desfecho, a história perde o brio, tornando-se enfadonha e cansativa. 
Poderia falar muito mais a respeito desse livro, no entanto, recomendo que o leiam, apesar do final, e apreciem os relatos de Manuela, as loucuras de Rosário e os pormenores da guerra que modificou a vida de tanta gente, que destruiu tantos lares e construiu outros e que trouxe tantos amores impossíveis para serem recordados por toda uma vida... 


24 comentários:

  1. Esse livro é fascinante. Li ele tem bastante tempo e te confesso que é um dos livros nacionais mais legais que já li. Achei muito digno a Globo ter feito uma minissérie dele.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei bastante, menos do final... Mas, descobri que tem uma continuação e vou lê-la em breve!!
      Obrigada pelo comentário!! *____* bjss

      Excluir
  2. Eu sou louca pra assistir a mini-série de novo! Não sabia que tinha livro. Pena que o final é lento como vc falou.
    Mas oh, tem continuação como a Andrea falou ai em cima, vou procurar.
    Beijão, Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi essa minissérie! Quando passou eu era criança e minha mãe não me deixava ficar acordada para assistir! kkkkkkk Mas, assim que tiver tempo verei e lerei a continuação também! Obrigada pelo comentário!!

      Excluir
  3. Eu sou apaixonada por livros que trazem um conteúdo histórico, seja de qual época for, mas eu gosto dos que retratam as guerras. Eu lembro de ter assistido a mini série há tempos atrás e quando fiquei sabendo do livro eu logo me interessei por ele. Acredito que o começo deva ser bem ágil e recheado de ações, o final até faço uma ideia do porque seja assim, mas de qualquer forma é um livro que eu tenho certeza que me encantaria. Acho que o livro deve ser riquíssimo em detalhes, em história e com certeza é uma leitura obrigatória para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo! Dizem que há grandes diferenças entre ele e a série, mas isso é normal em se falando de adaptação. Os detalhes são vários mesmo, alguns deles deixam a narrativa enfadonha, mas acredito que esta seja uma leitura obrigatória para todos os brasileiros a fim de conhecermos um pouco mais da nossa história. Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Gente, que amor!!!
    Eu nunca li o livro, mas vi a série na Globo e gostei muito.
    A continuação tem o mesmo nome? Gostaria de comprar os 2 para ler.
    Livros com contexto histórico são perfeitos.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, parece que o nome da continuação é "Um farol no pampa" ou algo assim... Pretendo ler ainda esse ano! Obrigada pelo comentário! *____*

      Excluir
  5. Esse livro é fascinante!!!
    Essa história é linda! ao contrário do que se pensa não é a história de uma guerra tão somente, é a história da luta por um ideal....e ah se deixar eu vou falar muito, pois é a história do meu estado que foi país por um dia e até hoje tem "república" no nome!!! hehe...moro bem no meio da rota que Bento Gonçalves e Garibaldi faziam, numa cidade onde ele (Bento) vivia e sua família esperava vir das lutas...moro em Camaquã, a 10 minutos da casa dele, que hoje é museu, lindo por sinal! Por isso o meu entusiasmo....hehe..além de gostar dessa parte da história, sou professora de História, então desculpe meu entusiasmo aqui, mas essa leitura é linda!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo uma história fascinante!! Deve ser maravilhoso viver tão perto de um marco histórico! Como você disse, a guerra foi ideológica e é triste ver esses ideais morrendo durante o conflito... Quero ler a continuação! Bjss e obrigada pelo comentário!!

      Excluir
  6. Olá!

    Tentei ler outro livro da autora, o "Sal", mas achei a escrita dela muito enrolada e enfadonha. E como você disse que, em certo momento, a trama fica cansativa, então não pretendo fazer essa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o único que li da autora. Mas tenta!! A história é riquíssima! Leia pelo menos os dois primeiros capítulos. =D
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Olá,
    Esse livro que deu origem a novela da Globo? Se for eu quero muito ler porque eu adoro aquela novela e fiquei bastante curiosa com a sinopse do livro.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! É sim! Mas, cuidado! A minissérie da Globo tem diferenças enooormes com a narrativa desse livro, pelo menos foi o que me mostraram as pesquisas que fiz a respeito. Bjss e obrigada pelo comentário!!

      Excluir
  8. Olá, tudo bem.

    Eu ainda não li o livro, mas confesso que fiquei com vontade. Pois lembrei da minissérie que a globo exibiu, e eu amava. Deu vontade de reviver esta história. Gostei da dica e super anotada. Vou procurar para comprar.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê! Tudo bem sim!! Olha, o livro tem algumas diferenças da minissérie, lembre-se disso tá! Ainda não vi essa adaptação, mas sei de algumas diferenças e até achei o que é mostrado no livro muito mais legal! Como você já assistiu vai ser bom para comparar as duas obras! Bjss

      Excluir
  9. Olá, eu vi a minissérie que passou na tv, e tenho bastante vontade de ler o livro para saber mais da história que já achei super interessante pelo que vi na telinha. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro tem uma história incrível apesar de um pouco diferente da série. Pretendo assisti-la ainda esse ano! Bjss

      Excluir
  10. Eu não li o livro, mas assisti a minissérie quando passou na TV e achei ótima. Se já gostei da minissérie em si, provavelmente amarei o livro.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom! Recomendo muito essa leitura! Obrigada pelo comentário!! *____*

      Excluir
  11. Oi, eu não li nem o livro e nem assistir a série que teve, mas nunca fiquei curiosa em conhecer sobre a obra, mas pela sua resenha ela parece ser mesmo interessante.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhosa!! Recomendo que, como eu, você comece pela leitura e depois passe para a série! Bjss e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  12. Olá Andrea, tudo bem?

    O enredo do livro não faz o meu estilo de leitura, mesmo gostando de estudar um pouco sobre guerras (de uma foram geral). Só fiquei na dúvida: o livro foi inspirado na novela, ou o contrário?

    Beijos,
    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel! Tudo bem sim e com você? Obrigada pelo comentário! Respondendo a sua pergunta: a série é baseada no livro.
      Bjss

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D