21 de dezembro de 2015
Forrest Gump - Winstom Groom

Olá, pessoal!! Vamos falar de um livro divertidíssimo e repleto de críticas sociais inteligentes?



Conheci a história de Forrest Gump por intermédio de meu namorado que é fã do Tom Hanks e queria muito assistir ao filme homônimo, isso foi há algum tempo e não me lembro muito bem dos fatos que ocorrem na produção, só posso dizer que ela faz um resumo razoavelmente fiel do livro, mas modifica muito a caracterização das personagens. 
Forrest é um garoto com problemas mentais, que em nenhum momento do livro são nomeados. Ele tem um raciocínio um pouco lento para algumas coisas, no entanto é um gênio em matemática e física, ao longo de toda a narrativa sua mãe o chama de idiota, não de forma depreciativa, mas porque ela acredita que ele seja isso mesmo e o pobre também e ainda confirma isso todas as vezes que faz algo "errado" e geralmente, isso acontece porque Forrest não tem um "filtro social" ele fala e age como bem entende, da mesma forma que as crianças fazem, ele não se importa ou não percebe que algumas coisas que diz ou faz podem prejudicar os outros ou a ele mesmo. Mas, nossa personagem principal, sempre chamada de idiota, vai: tornar-se astro do futebol americano, soldado condecorado na Guerra do Vietnã, astronauta, herói nacional, grande empreendedor e músico razoavelmente famoso, no entanto, antes de ganhar todos esses títulos ele vai passar por situações bizarras e ao mesmo tempo muito engraçadas que proporcionam ao mesmo tempo leveza e grandes críticas ao enredo. 
O livro é narrado em primeira pessoa e nós só temos o ponto de vista de Forrest quanto aos fatos ocorridos em sua vida, o que pode gerar uma certa dúvida quanto a sua veracidade, devido as circunstâncias... 
Livro e filme têm um final completamente distinto e o Forrest do livro não é o mesmo da adaptação, o primeiro é sarcástico, crítico e nada bobinho, enquanto que o segundo é muito inocente e parece não ter qualquer entendimento das ações que realiza, algo que acaba mudando totalmente o tom da história e a encaminha para um final mais "poético?" e aceitável para os padrões norte-americanos. 
Forrest Gump, livro, é incrivelmente divertido e ágil. A leitura flui de maneira encantadora, é difícil largá-lo e quando dei por mim já tinha acabado e uma pequena dúvida pairava sob minha cabeça...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D