24 de novembro de 2015
Peter Pan - J.M. Barrie



Grande amigo e fã de Robert Louis Stevenson, J.M. Barrie usou vários elementos de A Ilha do Tesouro como inspiração para criar as aventuras de Peter Pan e nessa edição belíssima da editora Zahar temos a oportunidade de conhecer um pouco mais a respeito da obra, através da excelente apresentação de Flávia Lins Silva e dos comentários de Thiago Lins. A quantidade de informações e simbologias que permeiam - na  é enorme e não poderiam ser percebidas com uma leitura superficial ou mesmo com edições adaptadas. Ótima edição para um livro maravilhoso! 
A história do garoto que não queria crescer ganhou fama pelo mundo com as várias adaptações dos estúdios Disney entre outras, mas quando Barrie idealizou a obra ela foi feita para o teatro, algo que me passaria totalmente despercebido sem as notas. 
Peter Pan, como todos sabemos, é um menino que recusa-se a crescer e ao longo da narrativa percebemos várias críticas indiretas e/ou diretas ao comportamentos dos adultos que seriam os argumentos para a obstinação do menino em continuar sendo uma criança. 
Para aqueles que realmente não conhecem essa narrativa e nunca ouviram falar dessa personagem, nossa aventura começa com a família Darling, Wendy, João e Miguel filhos do casal conhecem o garoto Peter Pan e a fada Sininho e estes os convencem a partir para a Terra do Nunca, lugar onde as crianças podem fazer o que quiserem sem a permissão ou supervisão de adultos. Ao chegarem a ilha, os irmãos conhecem os meninos perdidos e todas as criaturas fantásticas que lá habitam e também, os piratas inimigos dos meninos que devem lutar contra eles para garantir sua liberdade. 
Com um enredo leve e divertido e ilustrações muito bonitas esse livro nos transporta para a infância e, principalmente, para as aventuras que todos nós gostaríamos de ter quando crianças...

Beijos...







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D