4 de novembro de 2015
O Cemitério - Stephen King

Boa noite, pessoal! Como um resquício do Mês do Halloween, vamos falar nesse post do 4º livro do Sr. Stephen King que li em minha vida e o que eu achei dele... 


Um médico é contratado para trabalhar na enfermaria de uma universidade no Maine. Ele e toda a sua família, mulher e filhos, partem para essa nova cidade, com novos vizinhos e muitos mistérios... 
Esse novo lar não é tão onírico como eles imaginavam: atrás de sua casa há um cemitério "de bichos" e em frente, uma rodovia muito perigosa que mata com frequência os animais de estimação de quem mora por lá, e mais, o cemitério divide espaço com as terras de um povo indígena muito estranho...
É com essa apresentação que embarcamos em pelo menos metade da história da família Creed. Louis e sua esposa Rachel divergem muito quando o assunto é morte, visto que ambos têm traumas muito fortes relacionados a esse tema e eles não querem impressionar os filhos, mas sabem que a esta é algo inerente à vida e que eles devem aprender essa lição.
Todo o enredo do livro tem como base a morte: suas consequências, o sofrimento de quem fica, o sofrimento de convalescentes, a vontade de ter um ente querido de volta... E a todo momento, nas entrelinhas nos deparamos com as possíveis perguntas: O que você faria se pudesse reviver alguém que lhe é muito querido? Que consequências isso teria em sua vida? Em tratando-se de um livro do Sr. King, vocês já devem imaginar que não serão as melhores... 
Confesso que nunca fui muito fã do tema "zumbis" (para saber de que maneira essas criaturas entram na história, leia o livro!), mas a forma como o autor traz essa temática na história é muito bem feita e perturbadora até, é como se ele confrontasse, em cada página,  nossos credos e convicções nos levando, juntamente a Louis, ao limiar da loucura...
Essa, para mim, não foi exatamente uma leitura que despertou medo, terror ou mesmo horror, na verdade, o que senti ao longo das 283 páginas foi uma angústia sem limites! É muito difícil mostrar-se frívolo diante de um tema tão profundo e confrontador como esse, ainda que eu tenha meus problemas com esse autor, preciso admitir que essa leitura, tal como em O Iluminado, foi "desafiadora", mas muito válida pelas reflexões que me trouxe. 
E é isso. Se você nunca leu nada sobre zumbis acredito que começar por esse livro vai render muitas outras leituras prazerosas para você! Além de grandes análises sobre o paradoxo vida/morte.

Beijo, beijo...

2 comentários:

  1. Bela resenha, colega blogger, especialmente o penultimo paragrafo
    Eu sou fã de King e li recentemente o livro, mas é bem dificil escrever sobre O Cemiterio, então parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lucas! Eu estou tentando agregar Stephen King a minha vida! Mas, me diz, vc gostou desse livro? Sentiu algum tipo de medo? Porque até agora nenhum livro do King me fez sentir assim...

      Excluir

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D