19 de junho de 2015
O Iluminado: análise do livro de Stephen King e do filme de Stanley Kubrick

    Olá, pessoal! Dessa vez trago um assunto polêmico para vocês... Quero deixar claro que gosto muito dos filmes do Kubrick e adoro os livros do King, no entanto, eu não consegui ver "O Iluminado", tanto do King, quanto do Kubrick, como "uma obra prima do terror e do horror" e vou explicar a vocês o porquê disso. 

ESTE POST CONTÉM SPOILERS, SE VOCÊ AINDA NÃO LEU O LIVRO OU ASSISTIU AO FILME AQUI COMENTADOS, A DECISÃO É SUA DE LER OU NÃO ESTE POST.
    

     Pessoal, o nome do livro é "O Iluminado", quem é o iluminado principal desta história? Danny Torrence, então por que cargas d'água o Kubrick decidiu colocar o Jack como personagem principal da trama??! A personagem principal do livro é o Danny, Jack e Wendy, até mesmo o Sr. Hallorann, são personagens muito bem construídas, sim, eles são, porque Danny é um menininho de 5 anos, ele precisava de adultos que o levassem ao Overlook, os adultos também eram necessários para que o Hotel manipulasse suas mentes, no entanto, o livro é sobre o Danny e a experiência traumática que ele teve. 
    No filme, nós temos uma desfiguração das personagens, enquanto que no livro, Jack Torrence enlouquece gradativamente e no fim reencontra sua sanidade e comete um ato importantíssimo para salvar a vida do filho, no filme de Kubrick, o cara parece um louco na primeira cena! Pelo amor de Deus, gente! De quem foi a "brilhante" ideia de colocar Jack Nicholson como Jack Torrence?? O cara mais parece o coringa sem maquiagem, o tempo todo! Isso acabou com o clímax da história, acabou com a tensão psicológica que King construiu com tanta maestria em seu livro! Outra personagem que também nos decepciona é Wendy, no filme ela é uma bobona que só chora, a mulher não faz mais nada!! Ela só diz - Sim Jack, Tudo bem, Jack, Jack, por favor! Jack, não!! Aff.... Isso não é a Wendy!! Ela é uma mulher com seus problemas, sim, ela é, mas Wendy Torrence faz tudo por seu filho, ela é complexa, está longe de ser uma coitada que só se comunica por monossílabos! A última personagem que foi simplesmente jogada no lixo, na produção de Kubrick, foi o próprio Danny Torrence, no livro, o menininho não parece uma criança, ele é introspectivo, arguto, observador, ele é mais sábio do que os pais, muito mais responsável e consciente do que eles, Tony, a aparição que auxilia Danny, é enfim, uma aparição, que posteriormente descobrimos ser o eu adulto de Danny, uma persona do menino, e no filme, Danny refere-se a Tony como: - O menino que mora na minha boca... Por favor!!!! 
    Outra diferença gritante está no final das duas histórias, enquanto que no livro de King, Jack consegue recuperar sua sanidade e destrói o hotel a fim  de que os fantasmas não perturbem Danny, não o matem, na verdade, no filme de Kubric, essa personagem simplesmente morre congelada, numa posição ridícula. Esse final acabou com a história, O Iluminado original mostra como os seres humanos são ambíguos, Stephen King também teve problemas com a bebida, ele colocou um pouco de si mesmo em Jack Torrence, por isso, em "Doutor Sono" continuação desse livro, King diz: 

"Além disso, é claro, há o filme de Stanley Kubrick, que muita gente parece recordar - por motivos que nunca cheguei a compreender - como um dos filmes mais aterrorizantes que já viram, (Se você viu o filme, mas não leu o livro, repare só que Doutor Sono segue este último, que é, na minha opinião, a verdadeira história da família Torrance)."

    Compreendemos que o próprio King abomina a adaptação de Kubrick, que na opinião desta fã, não foi uma adaptação, o Kubrick apropriou-se dos nomes das personagens, dos nomes dos locais e criou uma história sua, que não deu certo, se você é uma das pessoas que acha que esse filme foi "um marco na história dos filmes de terror", me desculpe, mas você não sabe o que é um bom filme de terror, um bom filme de terror precisa de um bom roteiro, bons atores e clímax, nós não encontramos nada disso em O Iluminado, na verdade eu dei boas gargalhadas assistindo a esse filme, simplesmente por ele ser ridículo! E eu ainda não tinha lido nenhum livro do King, achei o filme ridículo porque é isso o que ele é, não gostei, não recomento, a não ser que você queira rir de mais uma adaptação fracassada e capenga de um livro de Stephen King, e não entendo quem gostou.
    No inicio do post eu também falei a respeito de não entender o porquê das pessoas dizerem que os livros do King são muito assustadores, há pessoas que dizem que não dormiram depois de ler O Iluminado etc. Gente, sinceramente, eu adorei O Iluminado, Doutor Sono e Carrie, que são os três livros que li desse autor, até agora, fiquei muito puta, porque eu nunca lera um livro dele justamente por esses comentários, e o que encontrei? Livros que não dão medo nenhum, eles apenas falam do sobrenatural e mostram as coisas como elas são, King não deixa de descrever uma cena "nojenta" porque ele quer poupar você, não! Ele escreve com o máximo de realidade possível sem ser exagerado e grotesco, muito diferente das adaptações que fazem dos livros dele, que de tão grotescas tornam-se motivos de riso. Eu leio Stephen King à noite, durante o dia e até agora não me assustei, não tive pesadelos, nem fiquei impressionada com o terror, fiquei impressionada sim, com a genialidade desse autor, que infelizmente não foi compreendido por nenhum diretor ou roteirista até hoje. 
    Bem, eu precisava desabafar... Vocês perceberam que não fiz resenhas do filme e do livro e nem pretendo, se você quiser ter seu próprio posicionamento sobre as duas obras, leia o livro, assista ao filme e vamos conversar! Por hoje é isso gente, não quis ofender nenhum fã do Kubrick, também sou fã dele, mas o cara era humano, humanos erram, ele errou e nem venham me dizer - Ah mas há muitas coisas por trás de O Iluminado de Kubrick... Então, que ele usasse uma história própria para resolver seus problemas, não apropriar-se de algo que não era dele acabando com a história original!  

Enfim, vamos aos comentários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D