10 de abril de 2015
Se eu ficar - Gayle Forman

Boa noite queridos! Mais um post sobre um livro que li no início desse ano.
Antes de mais nada, há alguma coisa de muito errada em alguns livros para jovens adultos... gente, eu não sei se eu vejo isso porque "passei" da idade ou simplesmente porque estou muito criteriosa com minhas leituras, mas Se eu ficar não é um livro que vá "ficar" na minha estante ou que vá "ficar" na minha memória...
Resenha: 
A narrativa já começa com a frase: "Todos pensam que foi por causa da neve" [...], quando eu li isso
pensei: - Com certeza teve um acidente aqui!  e sim, a nossa narradora, Mia, vai nos contar como toda  sua família morreu em um acidente de carro e como está presa em uma espécie de "limbo" de onde ela não consegue sair e muito menos se comunicar com os outros, desculpem queridos mas isso não é spoiler, a menina nos entrega os pontos já no primeiro capítulo.
Ao longo da narrativa, Mia alterna lembranças de sua vida com o que ela está sentindo e passando por causa do acidente, o problema galera é que as impressões dela são todas tão artificiais! Há um momento no livro em que ela vê que os pais estão mortos e a forma como ela descreve a cena é de uma frieza tão grande que parece que a meina viu um acidente aleatório e desconhecidos sendo ensacados e não os pais dela! 
A Mia é violoncelista e seus pais são roqueiros, sim, ela é a filha sensata e os pais são os irresponsáveis, imaturos... Em um dado momento ela nos apresenta a figura de Adam, seu agora ex namorado, vocalista de uma banda de rock em ascensão, basicamente o livro inteiro fala sobre como a nossa protagonista não se sentia parte de sua família por gostar de música clássica ao invés de rock, como a relação dela com o Adam estava fadada ao término, porque eles são muito diferentes, com sonhos diferentes etc... é um livro chato! Cansativo, repetitivo e muito frívolo, a Mia trata e descreve, como eu já disse, a morte dos pais e todos os acontecimentos ligados ao acidente, de forma artificial que não convencem o leitor em momento algum. Tudo gira em torno da relação dela com o Adam e de como ela se sente, de como ela foi incompreendida por ele... enfim é um livro sobre como a Mia se sente por ter terminado com o Adam só que ela pensa nisso enquanto sua alma está fora de seu corpo! Simples assim, não há profundidade alguma nessa história. 
Quando eu descobri esse livro pensei que leria uma boa história, a sinopse prometia isso, mas mais uma vez me decepcionei! É sério, todos os livros que eu postarei ao longo dos próximos meses são de leituras do ano passado, leituras prazerosas, que infelizmente eu não posso incluir Se eu ficar, porque a narradora não me convenceu, eu não embarquei na história, não gostei do desenvolvimento dela, salvo as partes em que a protagonista fala sobre música clássica, o restante não me agradou nem um pouco. 
Eu não recomendo esse livro a pessoas que estão na "vibe" de leituras filosóficas, reflexivas, não, esse livro é muito simples, com uma narração muito pobre e com um desenvolvimento muito frívolo, mas se você gosta de histórias teen onde a protagonista é uma personagem completamente rasa, sem sentimentos e egoísta, esse livro é a sua cara! Como eu não gosto dessas qualidades... Esse é um livro que não vai "ficar" muito tempo na minha biblioteca do Kindle....
Ah! Há uma adaptação cinematográfica dessa história que eu também não gostei! (ó Céus!) A atriz que faz a Mia consegue mesmo interpretar toda a falta de sentimentos da protagonista, a menina não tem expressão corporal!! 
Ah, não sei gente, vou dar um tempo nessas leituras de livros teen... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D