.3 de setembro de 2012

LIVROS, LIVROS E MAIS LIVROS!

SENHORA - José de Alencar 

*** 11.000 visualizações do blog!! \o/


Olá galerinha! E ai tudo bem? Hoje como eu havia dito no post anterior, vou falar de um livro da literatura nacional que eu queria ler há algum tempo, mas infelizmente não tinha tido oportunidade ainda!

Quando se fala em romance romântico, logo pensamos em tragédia, drama, morte heróica etc. Confesso que nunca gostei desse gênero literário, não por ele ser ruim, não, a questão não é essa, o problema é que as histórias parecem -me tão tolas e os motivos das mortes das personagens tão sem sentido, que eu sempre li romances desse gênero sim, mas quando era obrigada por algum trabalho escolar.
O engraçado é que com Senhora foi muito diferente! Minha amiga Hévila tinha me falado um pouco a respeito desse livro, e eu fiquei louca pela história!
Para minha total surpresa, o enredo de José de Alencar é muito bem formulado, a personagem principal, Aurélia, é uma mulher altiva, de personalidade, poderosa, e no final não tem o mesmo épico sem sentido de tantas personagens femininas do gênero.
Aqueles que conhecem um pouco de literatura, sabem que as personagens femininas, poderosas e altivas sempre, eu digo SEMPRE, eram castigadas no final, isso porque na época as mulheres eram 'inferiores" aos homens, eram tidas como criaturas que já nasciam más e etc... ( ¬¬"), e esse conceito de inferioridade "natural", não poderia ser burlado, logo, uma mulher inteligente era "perversa", bonita " interesseira", "oportunista", que aproveitava a vida "devassa", foi por esse motivo que fiquei encantada por Senhora.
Aurélia, era uma moça simples e recatada, imagem típica dos romances oitocentistas, ela se apaixona por Fernando, também pobre mas, ele aspira viver com todo o luxo que um bom casamento na corte pode lhe render. Depois de magoar Aurélia com o rompimento por esta ser pobre e simplória, Fernando viaja para o interior, e quando volta, encontra uma admirável surpresa.
Aurélia, antes pobre é agora a moça mais rica da corte, todos os rapazes almejam casar-se com ela mas, a Senhora faz antes de tudo as cotações dessas "mercadorias" e diz que nenhum deles vale o minimo para uma futura "compra".
O que é mais interessante no contexto geral da narrativa é que, a Senhora, trata os homens da mesma forma que estes tratam as mulheres em sociedade, como meras mercadorias, mas isso sem se rebaixar, ela é fina do inicio ao fim.
Ao longo da história Aurélia faz Fernando comer o pão que o diabo amassou e cuspiu no chão, mostra a ele que a vida não gira em torno do dinheiro e que, se você tem coragem de trocar amor verdadeiro por algo tão banal como ouro, você com certeza não merece ter amor em sua vida....
Senhora é um livro para se ler naquelas tardes chuvosas e bucólicas, sentindo o cheirinho da chuva, onde é necessário sair da rotina e entrar em uma outra realidade, em um outro tempo, entrar em um romance de verdade!

Então é isso gente! adorei Senhora , adorei a personalidade da Aurélia, enfim adorei tudo! rsrs
beijinhos..!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D

© LIVRE LENDO - 2016 | Todos os direitos reservados. | Blog de Andrea Morais | Tecnologia do Blogger