.1 de março de 2011

Sessão HQ:


Perséplois conta a história auto biográfica de Marjane Satrapi, uma designer iraniana que vivenciou todas as reviravoltas da Revolução Islâmica de 1979 aos dez anos, que transformou uma sociedade que antes era livre, em uma outra sufocante, repressiva e cercada pelo medo.
O projeto era apenas uma HQ de 352 páginas e mais tarde tornou-se um filme , que venceu diversos prêmios na Europa e foi indicado ao Oscar de melhor animação.

SINOPSE:

Marjane Satrapi é uma menina muito curiosa que aos dez anos vê seu país virar de ponta cabeça e, entrar em uma guerra que parece não ter fim e muito menos sentido.
Na escola ela começa a questionar suas professoras sobre o regime ditatorial em que vivem e para que não seja presa seus pais decidem maná-la para Viena na Áustria, no entanto Marj passa por maus bocados e entre desilusões amorosas, preconceito, vergonha e humilhações, ela vai morar na rua e acaba pedindo a seus pais q a deixem voltar para o Irã. Eles atendem prontamente mas logo ela percebe o quanto seu país mudara e o quanto a repressão as mulheres havia aumentado drasticamente.
E em meio a muitas perdas e toda esta atmosfera repressiva Marjane , com o apoio de sua família decide ir para a França e não voltar para o Irã nunca mais...

FILME:

Dirigido e roteirizado por Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi conta com um elenco de feras da dramaturgia francesa, tais como: Chiara Mastroianni (*-*), Catherine Deneuve e Gena Rowlands.


O trailer americano 



 Trailer Francês - sem legenda




CURIOSIDADE:

Uma coisa que vi ao longo do filme e depois pesquisei é que: antes da revolução islâmica as mulheres do Irã tinha liberdade, vestiam-se com roupas comuns, saiam na rua tranquilamente, usavam mini saias (=o), trabalhavam, estudavam, casais saiam nas ruas de mãos dadas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D

© LIVRE LENDO - 2016 | Todos os direitos reservados. | Blog de Andrea Morais | Tecnologia do Blogger