.5 de fevereiro de 2011

Mangás: O maravilhoso mundo da arte japonesa

Demorei um pouquinho, talvez um pouco.... pra postar, mas em minha defesa eu não tinha nada de interessante pra mostrar e o pior de tudo é que meus olhos mais uma vez me deixaram na mão e eu precisei me afastar das "ondas eletromagnéticas do pc".
Mas eu melhorei! E enquanto estava mal e não podia ligar o pc eu li umas revistas que minha amiga me emprestou e adivinhem qual era o assunto das revistas... Se você disse Mangás, acertou em cheio!
Pode não parecer... Mas eu sou a-p-a-i-x-o-n-a-d-a pela cultura niponica e tudo relacionado a mangás, animes, doramas e afins.
Optei por mostrar quatro mangás shoujo (mangás feito especialmente para o público feminino) que me impressionaram bastante por seus enredos e arte, então vamos ao primeiro:


NODAME CANTABILE - Tomoko Ninomiya

Ah! Esse mangá foi feito especialmente para pessoas que como eu, amam música clássica e adoram dar boas risadas também, é claro.

Nodame Cantabile conta a história de Shinki Chiaki um exímio pianista que sonha em ser um grande maestro, no entanto é muito arrogante e possui alguns traumas ( como medo de avião), que o impedem de começar uma carreira na Europa. Depois de uma briga com seu professor, e depois de ser chutado pela namorada, Chiaki enche a cara e acorda no dia seguinte na casa de uma garota desorganizada e meio maluquinha.
Por conta de sua briga com o professor, ele é mandado para uma classe inferior, onde reencontra a garota maluquinha , seu nome é Nodame e mesmo não sabendo ler partituras ela consegue tocar piano com uma profunda sensibilidade, usando apenas sua audição, o que irrita muito o Sr. Certinho Chiaki. Mesmo assim, Nodame coloca na cabeça que eles são namorados e ela entra na vida do rapaz virando-a de ponta cabeça!
A série fez tanto sucesso que rendeu até um anime e um dorama ( novela japonesa) no horário nobre! Coisa muito pouco comum pois, esse horário é reservado para as novelas mais dramáticas e adultas.
O engraçado é que a influência dos mangás é tão forte no Japão, que muitas meninas começaram a estudar e a ouvir música clássica por conta da serie.
Se você gostou e quer ver o anime ou assistir ao dorama, aqui vão alguns links importantes:
http://www.nodame-anime.com/ - página oficial do anime.
http://www.fujitv.co.jp/nodame/ - página oficial do dorama.


1945 - Keiko Ichigushi



Esse mangá de volume único tem tudo para ser um best seller e quem sabe um filme, tal é a grandiosidade de sua história.
Estamos na Alemanha , anos 30 durante a segunda guerra mundial. Ellen, uma jovem estudante vive seu primeiro amor com Alex, membro da juventude Hitlerista, enquanto que seu irmão Maximillian é totalmente contra o partido e está evolvido em atividades clandestinas para boicotá-lo.
Me lembro quando vi esse mangá pela primeira vez num box do Anime Friends... Eu vibrei! Amei a sinopse, e quis muito comprá-lo, mas não tinha money.... Mesmo assim, esse é um dos melhores mangás da história! E queria muito que existisse um livro dele...


TENSHI  (Anjo) e TENSHI NO SU  ( Ninho do anjo) 
- Erika Sakurazawa

Esse jonei nos faz pensar, refletir e nos mostra que sempre podemos ter esperança, mesmo que na escuridão total.
Anjo, narra primeiramente o encontro de Kato com um anjo, na verdade anja, pois ela se veste com roupas de menina. Ele a leva para casa e descobre que a anjinha é muda e se alimenta apenas de bebidas alcoólicas.
Quando não está com Kato, a anjinha ajuda outras pessoas e é ai que vemos a critica da autora, ela abre um leque de diferentes problemas da sociedade japonesa, a solidão. Todos os personagens que a anjinha salva sofrem de solidão e depois vemos as causas, como a menina que sobre bullyng na escola, não é compreendida pelos pais e quer se suicidar... A mãe divorciada que não dá atenção a sua filha e é muito infeliz... E outros casos que se desenrolam ao longo do mangá.
Gostei desse jonei porque mesmo com a arte fraca ( caracteristica relevante de todos os joneis), ele é de uma sensibilidade capaz qualquer pessoa se emocionar. Mas não fique triste! A mensagem do mangá é bem clara: " Sempre há esperança. Desde que você queira tentar."


XXX HOLIC  - Grupo CLAMP

Qual é o seu desejo?
É dessa maneira que Yuko Ichihara cumprimenta seus clientes, realizando os desejos de todos aqueles que entram em sua loja. No entanto a bruxa pede por cada desejo atendido um pagamento de mesmo valor...
Assim conhecemos Kimihiro Watanuki, um colegial assombrado por ayakashis (seres sobrenaturais), ele entra na loja de Yuko por acaso e ela atende seu pedido, ele pára de ver os ayakashis e como pagamento é obrigado a trabalhar na loja, que mais parece um mundo paralelo do que um estabelecimento comercial.
Não farei spoilers... Mas essa história depois de Sakura Cad Captors é a minha favorita do grupo CLAMP! E vale muito a pena ser lida!!!


Bem, é isso gente. Espero que tenham gostado dos mangás e se tiverem a oportunidade, comprem e leiam todos!! Tenho certeza que depois disso vocês irão aos eventos e até farão cosplays! hehe. 



bjxxx e até a próxima, meus queridinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar leva apenas alguns segundos...Sua opinião é muito importante! =D

© LIVRE LENDO - 2016 | Todos os direitos reservados. | Blog de Andrea Morais | Tecnologia do Blogger